IPVA 2023 fica mais caro em SP: confira preços, datas de pagamento e descontos
Imposto ficará 10,77% mais caro em 2023; proprietários poderão parcelar em até cinco vezes
O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 20, que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 ficará em média 10,77% mais caro. O aumento é menor que no último ano, que foi de 22,54%.
O esquema de parcelamento do imposto mudou, e, para aqueles que desejam pagar aos poucos, o governo prevê de três a cinco parcelas, iguais e consecutivas, dependendo do valor do imposto. Já quem quiser liquidar de uma só vez em janeiro, o desconto será de 3%.
De acordo com o governo, o Estado possui uma frota de aproximadamente 27 milhões de veículos. Desses, 17,9 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 920 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
A estimativa feita pelo governo é de que a arrecadação com o imposto atinja R$ 23,4 bilhões em 2023.
Alíquotas
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2023, o proprietário do veículo pode utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
O pagamento poderá ser feito também pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.