0

Banco central da Turquia mantém taxa de juros inalterada após alívio inflacionário

13 dez 2018
10h37
atualizado às 10h43
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O banco central da Turquia manteve a taxa de juros inalterada nesta quinta-feira, como esperado, diminuindo as preocupações dos investidores em relação a um afrouxamento precoce após o pico de inflação de 15 anos devido a uma lira mais forte e medidas do governo.

     REUTERS/Brian Snyder
REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

A taxa de recompra de uma semana permaneceu em 24 por cento, um aumento de 11,25 pontos percentuais desde o início deste ano. Todos os 20 economistas consultados pela Reuters esperavam que o banco central mantivesse sua taxa de recompra de uma semana estável.

A inflação anual diminuiu em novembro em relação ao seu nível mais alto em uma década e meia devido a cortes de impostos, produtos com desconto e uma lira mais forte. Isso provocou temores entre os investidores quanto ao afrouxamento precoce da política monetária.

Preocupações sobre a independência do banco central e uma divergência diplomática com os Estados Unidos desencadearam uma crise cambial neste ano, derrubando a lira em mais de 45 por cento contra o dólar em determinado momento e aprofundando a preocupação sobre o impacto mais amplo sobre a economia e os bancos.

A lira, que recuperou algumas perdas, ainda está em queda de quase 30 por cento este ano. A moeda se firmou até 5,3050 contra o dólar após a decisão, de 5,3560 por dólar antes.

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade