Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Causa da morte de Mani, baixista do The Stone Roses, é confirmada

Músico falecido aos 63 anos ajudou a criar sonoridade que combinava rock psicodélico com rave e serviu de influência para a geração Britpop

16 dez 2025 - 18h54
Compartilhar
Exibir comentários

O mundo da música britânica ficou em luto ao saber, em 20 de novembro, do falecimento de Gary "Mani" Mounfield, baixista do The Stone Roses e Primal Scream, aos 63 anos. Quase um mês depois, sabe-se qual foi a causa.

Gary 'Mani' Mounfield
Gary 'Mani' Mounfield
Foto: Kevin Cummins/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Segundo o Manchester Evening News, o músico morreu durante o sono em decorrência de problemas respiratórios. Ele sofria de enfisema pulmonar e foi declarado morto no local. As autoridades não consideraram o incidente suspeito.

O músico já havia perdido sua esposa, Imelda, em 2023, vítima de câncer. O casal tinha dois filhos gêmeos, George e Gene, nascidos no ano de 2012.

A confirmação inicial do falecimento veio de Greg Mounfield, irmão de Mani, que escreveu no dia da morte uma postagem nas redes sociais sobre o ocorrido. Ele havia dito de modo breve (via The Guardian):

"É com o maior dos pesares que anuncio a trágica morte do meu irmão".

A notícia trouxe consigo uma enxurrada de homenagens ao músico, incluindo de ex-companheiros de banda e amigos. Ian Brown, vocalista do The Stone Roses, postou no X/Twitter: 

"Descanse em paz, Mani X".

https://twitter.com/ianbrown/status/1991536729225064616

Liam Gallagher lamentou a morte do baixista, lhe chamando de seu herói. Ele se expressou também no X/Twitter:

"Completamente em choque e absolutamente devastado ao ouvir as notícias sobre Mani, meu herói. Descanse em paz, nosso garoto. LG"

O Oasis, inclusive, chegou a homenagear Mani no Brasil, ao expor sua imagem nos telões durante os shows no estádio MorumBIS, em São Paulo. O tributo ocorreu durante a música "Live Forever".

https://www.twitter.com/liamgallagher/status/1991544532522164591

Quem foi Mani

Nascido em Crumpsall, subúrbio de Manchester, Mani ficou famoso principalmente por seu trabalho no grupo The Stone Roses. Ele se juntou a John Squire (guitarra), Ian Brown (vocais) e Alan "Reni" Wren em 1987, quando o conjunto estava mudando sua sonoridade do pós-punk dos primórdios da carreira para algo mais influenciado por rock psicodélico. Até ali, a banda não tinha muita projeção além da sua cidade natal, mas logo atraíram a atenção das gravadoras.

O álbum de estreia do grupo, The Stone Roses (1989), chegou à 19ª posição das paradas britânicas, e fez da banda uma das figuras principais do movimento apelidado Madchester, que combinava indie rock com rave. O disco também é saudado como uma das pedras fundamentais do Britpop, citado por Oasis Blur como influência.

Entretanto, o sucesso não durou muito tempo. A banda logo entrou numa disputa judicial com o selo Silvertone devido a problemas relacionados a remuneração. A gravadora entrou com uma série de liminares impedindo o grupo de trabalhar.

Por isso, The Stone Roses ficou quase quatro anos afastado dos holofotes. O que era para ser o retorno triunfal, o segundo álbum Second Coming (1994), teve uma recepção mista no país. Os integrantes seguiram por caminhos separados.

Mani então entrou para o Primal Scream, outro grupo britânico de sucesso, durante as gravações do álbum Vanishing Point (1997), Ele permaneceu na banda até 2011, quando The Stone Roses se reuniu.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade