Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clima

Greenpeace: discurso de Dilma mostra visão 'divorciada da realidade'

20 jun 2012 - 18h42
(atualizado às 21h47)
Compartilhar

O Greenpeace criticou o discurso da presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Cúpula de chefes de Estado e de governo da Rio+20. Para a organização ambiental, a fala de Dilma "reflete uma visão divorciada da realidade".

Dilma Rousseff é eleita presidente da Rio+20 pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon
Dilma Rousseff é eleita presidente da Rio+20 pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon
Foto: AFP

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde estão ocorrendo os eventos da Rio+20

"Enquanto ela falava sobre 'coragem', 'ambição', 'responsabilidade' e 'urgência', o documento aprovado ontem pelos mais de 190 países representados na conferência está vazio de metas, compromissos e ações", diz a ONG em nota.

No final do discurso, Dilma diz que "as futuras gerações aguardam nossas decisões". Para o Greenpeace, após a conferência, "elas terão provavelmente de esperar ainda mais". "Esse processo foi criado para uma nova negociação começar em 2015 - e o planeta, que já vive consequências das mudanças climáticas, ameaça à biodiversidade e sob desigualdade crescente entre os povos, não pode esperar mais."

A ONG ainda criticou a fala de Dilma quando celebra a redução do desmatamento, mas esquece da aprovação do criticado Código Florestal. "Ela exaltou a matriz energética limpa do Brasil, enquanto o Plano Nacional de Energia direciona investimentos do setor para o pré-sal, carvão, nuclear e megahidrelétricas na Amazônia - a despeito do enorme potencial de vento e sol disponível no País."

Sobre a Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De hoje até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra