Não é meme: cientistas descobrem nova espécie de sapo no Brasil e decidem batizá-la oficialmente com o nome do presidente Lula; entenda por quê
Nova espécie brasileira da Mata Atlântica homenageia presidente Lula como alerta para a conservação do bioma
Pesquisadores brasileiros identificaram uma nova espécie de sapo minúsculo na Serra do Quiriri, no nordeste de Santa Catarina, e decidiram batizá-la em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A espécie, chamada Brachycephalus lulai, foi descrita em um estudo publicado na revista científica PLOS One, após quase dez anos de pesquisas conduzidas por uma equipe internacional liderada por cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Brachycephalus lulai: saiba mais sobre esse sapo minúsculo e laranja
A nova espécie descoberta pelos cientistas pertence ao gênero Brachycephalus, grupo de sapos diurnos extremamente pequenos que vivem escondidos na Mata Atlântica, o bioma mais devastado do país. Esse sapinho minúsculo, que mede cerca de 18 milímetros, foi nomeado como Brachycephalus lulaiem homenagem ao presidente Lula. Além do nome peculiar, a espécie chama atenção pela coloração laranja intensa, marcada por pequenas manchas irregulares em tons de verde e marrom.
Apesar da aparência chamativa, esses animais são difíceis de encontrar. Isso porque eles habitam regiões montanhosas e de difícil acesso. Como é praticamente imperceptível a olho nu, por muito tempo, o som do animal chegou a ser confundido com o canto de grilos. Segundo os pesquisadores, entender como essas espécies vocalizam foi essencial para o avanço na identificação de novos Brachycephalus. Com a descrição do lulai, o gênero passa a totalizar 44 espécies reconhecidas.