Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lançamento inédito de foguete no Brasil é novamente adiado

A empresa sul-coreana responsável pelo veículo reprogramou a partida devido à substituição de um componente do foguete

17 dez 2025 - 01h00
(atualizado às 01h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi novamente adiado, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na madrugada desta quarta-feira, 17. O lançamento estava previsto para ocorrer às 15h45 de hoje, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Maranhão. A nova tentativa deve acontecer na próxima sexta, 19, às 15h34 (horário de Brasília). O lançamento já havia sido adiado no dia 22 do último mês.

O centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, onde o lançamento está previsto para acontecer na próxima sexta, 19.
O centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, onde o lançamento está previsto para acontecer na próxima sexta, 19.
Foto: Divulgação/FAB / Estadão

A INNOSPACE, empresa sul-coreana responsável pelo veículo, reagendou o lançamento devido à substituição de um componente na unidade de resfriamento do sistema de alimentação de oxidante do primeiro estágio, "onde uma anomalia foi identificada durante as inspeções finais de lançamento".

O problema foi detectado durante a inspeção final antes da montagem do veículo, que aconteceu ontem, 16. Mas, "após uma avaliação detalhada da causa e das ações corretivas necessárias, a INNOSPACE decidiu reprogramar o lançamento", informou em comunicado.

Apesar da previsão para sexta, a janela de lançamento para a missão HANBIT-Nano SPACEWARD está aberta de 16 a 22 de dezembro.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade