Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Eliezer beija com herpes. Conheça perigos para saúde bucal

Além da ressaca moral, Eli também expôs Natalia a um risco

10 fev 2022 14h47
Compartilhar

Eliezer surpreendeu a casa na última festa no BBB22 ao aceitar um beijão de língua de Natália, uma das suas oponentes no jogo. Além do arrependimento por ter beijado um possível voto dentro do reality, o brother teve que lidar com outro constrangimento: ele está com herpes labial.

Quem fez o alerta foi outra sister, Maria, com quem Eli também já trocou beijos e carinhos debaixo do edredom.  Ao desabafar com a ex-crush sobre o beijo, o brother demonstrou arrependimento e tentou culpar a bebida.

Publicidade

“Não, beber não tem nada a ver com isso. Aqui nessa casa está tudo acumulado. Já foi dado uma deixa e não tem nada de errado que tenha acontecido. Fico mais preocupada pelo fato de você estar com herpes e ela não ter ligado pra isso. Qualquer outra coisa não é problema, são duas pessoas solteiras, mas isso aí é uma preocupação”.

Além da ressaca moral, Eli também expôs Natalia a um risco. A boca tem seus inimigos declarados – cáries, gengivite, mau hálito. Apesar de serem conhecidos, grande parte da população é acometida por essas doenças comuns. Mais conhecida ainda é a maneira de prevenir esses males: higiene bucal. Quando a escova e o fio dental são deixados de lado, entra em cena o biofilme oral – também chamado de placa bacteriana. Essa é a fonte da maioria dos problemas orais.

Aquelas pequenas feridas formadas por bolhas que causam ardor, formigamento e coceira nos lábios são chamadas de herpes. Cerca de 90% da população mundial possui o vírus do herpes, mas somente 10% desenvolvem as feridas. A doença se manifesta quando a imunidade do corpo está baixa e, no caso das mulheres, durante a menstruação. Uma vez que a ferida estoura, é altamente contagiosa.

O herpes geralmente se manifesta nos lábios ou na região genital, mas pode aparecer no nariz, olhos, bochecha, nádegas e coxa. A transmissão ocorre quando uma pessoa com o herpes manifestado encosta na pele de outra, inclusive em relações sexuais. Para evitar que as feridas apareçam é indicado tomar cuidado com a exposição ao sol ou frio intenso, além de cuidar da imunidade com alimentação balanceada e se hidratar bem.

Publicidade

Importante lembrar que todos têm contato com o VHS na infância, mas a maioria desenvolve resistência a ele. Não existe cura para o herpes. Porém, medicamentos antivirais conseguem amenizar os sintomas e acelerar o desaparecimento das bolhas. Enquanto a doença está ativa, jamais deve-se beijar outra pessoa ou compartilhar copos e talheres. Entendeu, Eli?

Foto: Reprodução/BBB
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações