Patrocínio

Cor da língua: saiba o que cada tonalidade significa para sua saúde

Uma língua saudável deve ser rosa, consistente, ter uma superfície lisa e homogênea, além de medir aproximadamente 10 centímetros

5 ago 2022 - 10h00
(atualizado às 12h34)
Alterações de volume, cor, aspecto, ardências e/ou modificações de forma e contorno podem indicar algumas doenças
Alterações de volume, cor, aspecto, ardências e/ou modificações de forma e contorno podem indicar algumas doenças
Foto: Pexels

Uma língua saudável deve ser rosa, consistente, ter uma superfície lisa e homogênea, além de medir aproximadamente 10 centímetros. Quando ela se apresenta muito diferente disso, é bom ficar atento, pois pode ser que alguma coisa no corpo não esteja indo bem. Variações na língua podem indicar doenças, problemas emocionais ou até falta de algumas vitaminas. 

Alterações de volume, cor, aspecto, ardências e/ou modificações de forma e contorno podem indicar algumas doenças como câncer, anemia, estomatite, reações alérgicas, diabetes, hipotireoidismo, apneia do sono, entre outras.

Publicidade

Por exemplo, se placas brancas são observadas no dorso da língua, pode ser que a higienização não esteja sendo feita corretamente, o que pode resultar em halitose. Já se houver inchaços estranhos, é necessário fazer exames para detectar tumores. Uma língua muito lisa pode indicar anemia. Febres altas a deixam muito seca e vermelha. Até mesmo pequenas lesões podem indicar algo mais sério.

  • No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada.
  • Se sua língua tiver feridas, caroços ou deformidades que não saram em duas semanas, procure um médico, pois pode ser herpes ou o princípio de um câncer de boca. 
  • Já a língua áspera com coloração mais branca é sinal de acúmulo de células mortas que podem representar candidíase na boca.
  • Secura, gosto de ferro e marcas de dentes são sinais, entre outras coisas, de ansiedade. Com a falta de lubrificação, os dentes grudam na língua deixando marcas.
  • Língua muito vermelha pode ser sinal de anemia por falta de vitamina B12.
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações