Patrocínio

Quatro dicas infalíveis para saber se você tem mau hálito

A halitose é responsável por atrapalhar as relações pessoais e profissionais e pode ter muitas origens

12 ago 2021 - 16h00
Foto: Pexels

Os dos nossos maiores temores é sofrer de mau hálito e não saber. A halitose é responsável por atrapalhar as relações pessoais e profissionais e pode ter muitas origens, desde a boca passando por problemas gastrointestinais.

Enquanto o mau hálito nos afasta de pessoas queridas, por outro lado nem sempre somos capazes de identificá-lo em nós mesmos. Isso ocorre por conta da fadiga olfatória - pela proximidade da boca com o nariz, as células olfatórias se acostumam com o odor do mau hálito.

Publicidade

Pensando nisso, listamos quatro formas simples de descobrir se você tem mau hálito. Veja abaixo e, caso sofra desse problema, procure ajuda profissional.

1- Pergunte a pessoas próximas

Quem tem amigos tem tudo, não é mesmo? Caso esteja em dúvida sobre o frescor do seu hálito, pergunte a uma pessoa de confiança. Questionar em diversas horas do dia e em dias alternados é umas das formas mais tranquilas de descobrir se você tem problemas.

2- Teste do hálito

Publicidade

Se não for possível questionar alguém íntimo sobre o hálito, faça um teste sozinho. Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Se ao fim desse teste o seu pulso estiver com um cheiro ruim, é possível que você tenha mau hálito.

3- Hábitos que prejudicam o hálito

Se você fuma, respira pela boca, ronca, fica muitas horas em jejum, sente a boca seca com frequência, tem intestino preso e sua gengiva sangra durante a higiene oral, é bem provável que tenha mau hálito. Procure um especialista,

4- Observe a reação das pessoas

As pessoas te oferecem balas ou chicletes com frequência ou se distanciam para falar com você? Esse pode ser mais um indício de que você sofra de mau hálito. Em caso de dúvida, procure um dentista para orientá-lo melhor.

SOS Mau Hálito

Publicidade

E quando o seu melhor amigo tem mau hálito e não percebe? Para quem está do outro lado do problema também existe solução. Pesquisa realizada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose) apontou que 99% das pessoas que apresentam mau hálito gostariam de ter sido avisadas.

Porém, se a pessoa com halitose não for tão próxima para esse tipo de conversa, a ABHA desenvolveu uma ferramenta que avisa, anonimamente, a pessoa que está com mau hálito. Basta descobrir o endereço de e-mail ou da casa dela e entrar no site https://www.abha.org.br/sos-mau-halito.

Lá você será direcionado para o site da associação, que avisará o portador do possível mau cheiro na boca, dará dicas de como saber se está com mau hálito, além de enviar uma lista dos profissionais no Brasil que são capacitados em halitose e alterações dos padrões salivares.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se