Patrocínio

Além da boca: prisão de ventre pode causar mau hálito

Causas para o temido bafinho são variadas e podem estar relacionadas a outros problemas no corpo, inclusive no sistema gastrointestinal

16 ago 2021 - 10h00
Foto: Pexels

Quando se pensa em mau hálito a primeira coisa que nos vem à cabeça é a boca. No entanto, as causas para o temido bafinho são variadas e podem estar relacionadas a outros problemas no corpo, inclusive no sistema gastrointestinal.

Se você sofre de prisão de ventre, é bom ficar atento. Estudos indicam que fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos, por sua vez, são liberados na respiração, pelos pulmões, o que causa uma alteração no hálito, que é classificado como hálito fecal.

Publicidade

Vale lembrar que um grupo de pessoas têm maior tendência a ter constipação, como mulheres, grávidas, idosos e portadores de doenças crônicas. Em comum, esses pacientes têm histórico de baixo consumo de fibras, baixo consumo de água e pouco exercício físico. No entanto, mesmo uma pessoa que tenha uma alimentação correta pode desenvolver o problema.

Como tratar?

Medidas simples, como aumento no consumo de fibras e de água, podem melhorar o hálito intestinal e, ao mesmo tempo, melhoram a halitose de forma geral. A prática de exercícios físicos aeróbicos regulares  também ajuda.

Algumas pessoas podem necessitar de aconselhamento nutricional e de medicações. Para isso, é preciso consultar um médico gastroenterologista.  O tratamento envolve mudanças nos hábitos de vida e medicamentos.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se