Dino reage após Fux pedir quarta pausa em voto que já passa de 8h e leva mãos à cabeça

Terceiro a votar no julgamento da Ação Penal 2668, ministro individualizou as ações imputadas a cada um dos oito réus do 'núcleo crucial'

10 set 2025 - 19h52
(atualizado às 21h34)
Resumo
Ministro Flávio Dino reagiu com exaustão ao quarto pedido de pausa de Luiz Fux durante voto que já ultrapassava oito horas no julgamento da Ação Penal 2668 sobre tentativa de golpe de Estado.

O ministro Flávio Dino demonstrou exaustão durante a leitura do voto de Luiz Fux no julgamento da Ação Penal 2668, que apura tentativa de golpe de Estado, e levou as mãos à cabeça em reação ao quarto pedido de pausa do colega. A proclamação do voto do ministro Fux no plenário da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já ocorre há mais de oito horas. 

Publicidade

A cena se deu enquanto Fux esmiuçava as denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em dado momento, o ministro pediu ao presidente do plenário, Cristiano Zanin, para que a Turma tivesse 10 minutos de pausa antes de dar sequência ao voto. 

Flávio Dino reage ao quarto pedido de pausa de Luiz Fux, durante leitura de voto no julgamento da Ação Penal 2668, que apura tentativa de golpe de Estado
Flávio Dino reage ao quarto pedido de pausa de Luiz Fux, durante leitura de voto no julgamento da Ação Penal 2668, que apura tentativa de golpe de Estado
Foto: Reprodução/TV Justiça

Zanin perguntou ao colega sobre quanto tempo ele estimaria para terminar a proclamação do voto. "Eu fico aqui até a hora que for preciso", disse Fux. O ministro individualizou as ações imputadas a cada um dos oito réus do 'núcleo crucial' da trama golpista. 

As câmeras da TV Justiça, então, mostraram a reação do ministro Flávio Dino, que chegou a puxar o microfone para ter a palavra, mas desistiu e levou as mãos à cabeça. 

Além de Fux, restam votar no julgamento, ainda, os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A análise do caso na Primeira Turma do STF está marcada para acontecer até sexta-feira, 12. 

Publicidade
Fux minimiza reunião de Bolsonaro com comandantes militares: ‘Não precisaria convencê-los’
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se