Paulo Pimenta vistoria obras de proteção contra cheias em Porto Alegre ao lado de Melo e Maneco

A primeira visita ocorreu nas obras de macrodrenagem do Arroio Areia, no bairro Passo d'Areia, que estão 95% concluídas

6 fev 2026 - 20h30

O deputado federal Paulo Pimenta acompanhou, na tarde desta sexta-feira (6), uma série de vistorias em obras de proteção contra cheias e de habitação em Porto Alegre, ao lado do prefeito Sebastião Melo, do secretário da Reconstrução, Maneco Hassen, e de representantes do governo municipal. A agenda incluiu projetos financiados pelo governo federal e voltados à prevenção de alagamentos e à recuperação de áreas atingidas pela enchente de 2024.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A primeira visita ocorreu nas obras de macrodrenagem do Arroio Areia, no bairro Passo d'Areia, que estão 95% concluídas. O reservatório terá capacidade para armazenar até 37,5 milhões de litros de água e deverá reduzir pontos de acúmulo na região. Orçada em R$ 108 milhões, a obra é financiada pela União. Em seguida, a comitiva esteve nas vilas Tio Zeca, Areia Coobal e Voluntários, no bairro Humaitá, onde moradores afetados pela enchente e pelas obras da nova ponte do Guaíba recebem atendimento por meio do programa Estadia Ponte.

Publicidade

O grupo também visitou a Vila Dique, onde foi apresentado ao governo federal um novo projeto de proteção nos pôlderes 7 e 8, com menor custo e execução mais rápida, além de reduzir a necessidade de reassentamento e incluir o Aeroporto Salgado Filho na área protegida. A agenda foi encerrada no dique do Sarandi, cujo trecho 2 foi concluído em janeiro, garantindo mais de 1,4 quilômetro de proteção elevada em relação ao rio Gravataí, enquanto o trecho final ainda depende da remoção gradual de moradias.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações