China inunda o mundo de carros; veja quais estão dominando as exportações

Saiba quais são os carros chineses que estão invadindo os mercados do mundo; alguns são bem populares aqui no Brasil

20 jul 2025 - 11h04
MG ZS Hybrid: segundo carro chinês mais exportado este ano
MG ZS Hybrid: segundo carro chinês mais exportado este ano
Foto: SAIC / Guia do Carro

A indústria automotiva ocidental dormiu sobre os louros de um século de dominação e quando acordou a China estava na frente em tecnologia e eletrificação. O resultado é que a China está inundando vários mercados do mundo com carros atraentes, tecnológicos e mais acessíveis do que os modelos locais.

No primeiro semestre de 2025 a China exportou 3,083 milhões de veículos (+10,4% em relação ao ano anterior). Porém, ao contrário do que se pensa, somente 9 dos 20 carros chineses mais exportados são da classe NEV (Veículos de Nova Energia), ou seja, os elétricos puros e os híbridos plug-in.

Publicidade

O campeão das exportações chinesas é o BYD Song Plus com 134 mil unidades (+184%). Porém, o Song Pro, escolhido pela BYD para ser montado e depois fabricado no Brasil, ocupa apenas o 18º lugar com 36 mil exportações (+65,3%).

A lista abaixo traz vários carros populares no Brasil entre os mais relevantes, como os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7, da Chery, e o pequeno elétrico Seagull, que a BYD chama de Dolphin Mini no Brasil e Dolphin Surf na Europa. 

Segundo o Car News China, dos 3 milhões de carros chineses exportados, 1,060 milhão são NEVs, incluindo 670 mil elétricos e 390 mil híbridos plug-in, um aumento de 40,2% e 210%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Onde isso vai parar? É a pergunta que a atônita indústria ocidental está se fazendo.

Ranking dos carros chineses mais exportados no primeiro semestre de 2025
Foto: Yiche / Car News China / Guia do Carro

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se