Fique de olho: confira 8 picapes que chegarão em breve ao Brasil

Confira 8 novidades que marcas como BYD, Ford, Fiat, Toyota, Ram e Volks preparam para o Brasil no segmento de picapes para 2026 e 2027

21 dez 2025 - 09h06
Ram Dakota Warlock
Ram Dakota Warlock
Foto: Stellantis/Divulgação

Um dos segmentos mais quentes no Brasil, o setor de picapes terá novidades importantes no país nos próximos anos. Além de serem procuradas para uso profissional -- sobretudo no agronegócio -- elas também têm conquistado cada vez mais a atenção do consumidor urbano. Confira 5 picapes que podem chegar ao Brasil entre o ano que vem e 2027.

Picape BYD Song

Ainda sem nome definido, a nova caminhonete da BYD concorrente da Fiat Toro já roda pelo Brasil com camuflagem leve. Baseada no Song Plus, ela pode ser apresentada globalmente no início do ano que vem. Os faróis, capô e as portas dianteiras serão os mesmos do BYD Song Plus, que também deve compartilhar outros componentes e parte da estrutura com a picape. No entanto, para-choque e a grade frontal terão estilo mais off-road.

Publicidade
Nova picape anti-Toro da BYD em testes em Campos do Jordão (SP)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Na parte de trás, o estilo lembra bastante o da Shark, inclusive nas lanternas interligadas por uma faixa de LED na tampa da caçamba. O interior também terá semelhanças com o Song Plus. Sob o capô, a nova picape da BYD deve contar com o sistema híbrido plug-in do Song Plus, mas em versão flex, que combina um motor 1.5 e dois propulsores elétricos, e oferece 235 cv de potência. Já a tração será dianteira ou integral nas quatro rodas.

Novo Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Fiat Toro Hybrid

Reestilizada em 2025, a Fiat Toro finalmente ganhará uma versão híbrida em 2026. A Stellantis confirmou recentemente a chegada de quatro novos carros eletrificados produzidos em Goiana (PE). No entanto, ao contrário do Fiat Pulse e Fastback com sistema híbrido leve de 12V, a picape terá um sistema 48V, mais avançado e com 28 cv de potência extra.

Ele ajudará a reduzir o consumo de combustível e será associado ao motor 1.3 turbo flex de 176 cv e 270 Nm. O câmbio será o automático de seis marchas, como no modelo atual. Já o visual, renovado recentemente, não terá mudanças. A nova Fiat Toro híbrida deve ser oferecida nas versões Freedom, Volcano e Ultra, sempre com tração 4x2.

Ford Ranger PHEV flex: chega em 2027
Foto: Ford/Divulgação

Ford Ranger PHEV

A Ford anunciou recentemente a produção da Ranger Híbrida Plug-in na América do Sul a partir de 2027. A picape também terá motor flex, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Já oferecida em outros mercados, a Ranger híbrida plug-in traz um conjunto formado por um motor 2.3 turbo com um propulsor elétrico. Na Europa, eles oferecem 279 cv de potência combinada e impressionantes 689 Nm de torque. 

Publicidade

Além disso, a picape da Ford também será capaz de rodar cerca de 50 km em modo 100% elétrico. A versão sul-americana pode ser mais potente graças ao uso do etanol. Ela será concorrente de modelos como a BYD Shark, a futura Toyota Hilux híbrida e a próxima geração da Volkswagen Amarok.

Nova Toyta Hilux BEV 2026
Foto: Toyota/Divulgação

Toyota Hilux reestilizada

Revelada recentemente na Ásia e na Europa, a nona geração da Toyota Hilux  deve chegar ao mercado brasileiro entre 2026 e 2027. Com mudanças visuais e novidades por dentro e por fora, a nova picape terá versões elétricas, híbridas, a diesel e até mesmo com célula de hidrogênio. Apesar de ser considerada uma nova geração pela Toyota, a nova Hilux é na verdade uma evolução profunda da picape vendida desde 2016. 

Por dentro, a nova Toyota Hilux ganhou linhas mais retas, inspiradas no SUV grande Land Cruiser, com painel digital de 12,3” e multimídia também de 12,3”. Dentre os equipamentos, a picape ainda ganhou novos itens no pacote ADAS. Dentre as opções de motorização, a nova Hilux elétrica terá 240 km de alcance, enquanto as versões híbridas e a combustão trazem o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv com ou sem o sistema híbrido de 48V.

Ram 1500 RHO
Foto: João Buffon/Sergio Quintanilha/Guia do Carro

Ram 1500 RHO

Depois da chegada das versões reestilizadas da picape 1500, a Ram pode trazer a configuração esportiva RHO ao Brasil. Equipada com um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, a versão esportiva da Ram 1500 foi mostrada no Salão do Automóvel e oferece 548 cv de potência e 705 Nm. A tração é 4x4 e o câmbio é um automático de 8 marchas, e a nova 1500 RHO vai de 0 a 100 km/h em 4,6s e chega aos 190 km/h de velocidade máxima.

Publicidade

Por fora, o visual acompanha a reestilização que a Ram 1500 recebeu no ano passado. Ainda há para-choques de aço com ganchos de reboque e uma grade exclusiva. Na lateral, os para-lamas foram alargados para acomodar as novas rodas de 18" e os pneus off-road. Outra novidade são os adesivos RHO (Ram High Output) e a suspensão preparada com amortecedores adaptativos da Bilstein. 

Ram Dakota
Foto: João Buffon/Sergio Quintanilha/Guia do Carro

Ram Dakota

A nova Ram Dakota será um dos lançamentos mais importantes do mercado brasileiro em 2026. Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, a nova picape média da Ram também é o primeiro carro da marca americana produzido no Polo de Córdoba, de onde também sai a picape Fiat Titano, modelo com o qual a Ram Dakota compartilha a plataforma, motor e componentes.

A nova Ram Dakota já teve as versões Warlock e Laramie mostradas no Brasil. Entre os itens de série estão central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital, ar digital dual zone, ACC com frenagem autônoma de emergência e 6 airbags. Sob o capô, o motor será o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 450 Nm, sempre com câmbio automático de oito marchas. A tração 4X4 automática conta com os modos 4x2 e 4x4 com reduzida.

Teaser oficial da nova geração da picape Volkswagen Amarok
Foto: VW/Divulgação

Volkswagen Amarok

A nova geração da Volkswagen Amarok será lançada em 2027 no Brasil e terá motorização híbrida. Conhecida internamente como Projeto Patagônia, a nova geração da Amarok vendida na América Latina terá plataforma de origem chinesa e será produzida na Argentina. A nova Amarok terá plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que comercializa a picape Maxus Interstellar X em alguns mercados da Ásia e Europa. 

Publicidade

Apesar disso, o design e todos os ajustes de engenharia e dinâmica serão feitos pela marca alemã na América do Sul. A nova Amarok terá um porte maior do que as demais picapes médias vendidas no Brasil. Sob o capô, a nova picape deve até mesmo manter o atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, mas também ganhará versões híbridas. Vale lembrar que, a partir de 2026, todos os novos carros da Volkswagen serão eletrificados.

Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

Volkswagen Udara

A Volkswagen prepara uma nova picape para substituir a Saveiro, que deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027. Conhecida internamente como Udara, a caminhonete inédita já apareceu em flagras no Brasil e terá versões para trabalho pesado e lifestyle, possivelmente com opções de cabine simples ou dupla. O porte do modelo será semelhante ao de modelos como Fiat Toro e Chevrolet Montana. 

A nova picape ainda não tem nome definido oficialmente. Ela terá a plataforma MQB A0 do Polo e T-Cross, já preparada para a hibridização. A suspensão traseira terá eixo rígido com feixe de molas, solução já adotada na Fiat Strada. A nova picape deve estrear no Brasil o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio automático de oito marchas e com sistema híbrido leve de 48 volts, que ajudará a reduzir o consumo de combustível.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se