A Peugeot introduziu o painel i-Cockpit em seus modelos a fim de otimizar a experiência do condutor no comando do veículo. 13 anos depois, a marca do grupo Stellantis já testa a evolução do projeto, que irá unir volante quadrado a um sistema de direção steer-by-wire (eletrônica).
Apresentado em 2023, no Peugeot Inception Concept, o Hypersquare quer substituir o volante que conhecemos por comandos eletrônicos digitais. A marca testa o conceito, que deve ser aplicado na próxima geração do 208, em um protótipo do e-2008. Jornalistas europeus já tiveram um primeiro contato com a tecnologia.
"A direção oferece uma relação que varia bastante entre uma típica 16:1 em velocidades acima de 80 km/h, mas fica até cinco vezes mais rápida em baixas velocidades, proporcionando uma agilidade notável nas manobras", destacam os colegas da edição britânica do site Autocar.
A reportagem enfatiza ainda que o esforço aplicado "é um pouco maior do que no i-Cockpit atual, tornando o processo de esterçar mais preciso". Ainda de acordo com a Autocar, tal comportamento pode ser alterado na versão de produção.
A Peugeot, inclusive, promete ajustes a fim de garantir condução otimizada para quaisquer motoristas. Por isso, pretende calibrar modos Conforto e Sport para garantir controle absoluto.
Adaptação ao volante do novo Peugeot 208
A Autocar frisa que os motoristas irão se adaptar rapidamente ao Hypersquare. O formato oblongo do volante não incomoda. Há ainda quatro aberturas, sendo que as duas do topo abrigam os comandos.
O sistema de direção eletrônica "garante condução esportiva acima do padrão e manobras em vagas apertadas com apenas um quarto de volta do volante para cada lado". Num todo, a imprensa internacional teceu muitos elogios à tecnologia.
Vale frisar que o steer-by-wire elimina a ligação física entre o volante e as rodas, deixando de lado a coluna de direção. É uma tecnologia parecida com a de aviões e já utilizada na Tesla Cybertruck, por exemplo. Promete precisão e respostas muito melhores do que as de um sistema assistido eletricamente.
Quem teve contato com o sistema da Peugeot, no entanto, ressalta que é preciso um tempo para se acostumar à ausência das vibrações da estrada. A marca de origem francesa disse que precisa realizar mais testes para garantir resposta mais interessante neste quesito.
A Peugeot ainda terá algum tempo. Até mesmo porque a próxima geração do 208 chega em 2027. Feito sobre a plataforma STLA Small e inspirado no estudo Polygon Concept, o modelo terá opções elétricas, híbridas e a combustão a depender do mercado.