Racional, Honda City EX 2026 entrega ótimo consumo e custa menos que SUVs

Sedan compacto aposta em eficiência, pacote equilibrado e mecânica confiável para conquistar quem busca baixo custo no dia a dia

16 dez 2025 - 11h54
Honda City EX 2026
Honda City EX 2026
Foto: Michael/Mundo do Automóvel para PCD

O Honda City EX 2026 surge como uma opção lógica para quem prioriza economia e com itens necessários, sem “enfeitar o pavão”. Conforme avaliação feita pelo Mundo do Automóvel para PCD, o sedã mantém proposta racional, bem resolvida e focada no essencial.

Antes de tudo, o City EX 2026 chama atenção pelo consumo. Mesmo sem eletrificação, os números se aproximam de carros híbridos leves, alançando médias acima de 19 km/l na rodovia abastecido com gasolina.

Publicidade

Além disso, o modelo segue equipado com motor 1.5 flex aspirado. Ele entrega até 126 cavalos de potência e torque de até 15,8 kgfm. Sempre aliado a um câmbio automático CVT.  E apesar do mercado hoje estar todo migrando para os motores de baixa cilindrada e turboalimentados, o Honda City permanece sendo tradicional.

Outro ponto importante é o conforto. O City EX oferece bom espaço interno, rodar macio e posição de dirigir correta.

O único senão ficou por conta da suspensão traseira, que, com o carro totalmente carregado, chegou a bater no fim de curso ao passar por irregularidades do asfalto. Nessas situações, a traseira transmite mais os impactos para a cabine, algo que merece atenção. Além disso, a dianteira também raspa com facilidade em rampas de garagem, algo a considerar no uso cotidiano.

O City EX traz o pacote ADAS da Honda, conhecido como SENSING, que inclui alerta, permanência, correção e centralização de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático e alerta de colisão frontal. Na prática, o sistema é realmente eficiente, especialmente na centralização de faixa — uma das mais precisas entre os modelos de acesso. Mas há um ponto a ser mencionado: o ACC ainda freia de forma brusca em algumas situações, o que pode incomodar no uso diário, principalmente em rodovia com tráfego mais intenso.

Publicidade

No espaço interno, quatro adultos viajam muito bem, com bom conforto geral. Já o quinto ocupante fica mais apertado lateralmente na segunda fileira — o ideal é considerar quatro adultos e uma criança. Por outro lado, o espaço para as pernas é ótimo e agrada mesmo em trajetos longos. O porta-malas de 519 litros também merece destaque: acomodou sem esforço toda a bagagem da família durante a viagem.

De série, como mencionando no título da matéria, traz o que necessário. Ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas com função Auto Hold, central multimídia com espelhamento para celular, carregador de celular por indução, freios de mão eletrônico, bancos em tecido, farol halogênio, lanternas em LED e DRL em LED. Além do já mencionando sistema ADAS, que inclui alerta, permanência, correção e centralização de faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático e alerta de colisão frontal.

No balanço geral da nossa avaliação, o Honda City EX 2026 confirma por que segue como uma escolha tão racional no segmento. O conjunto mecânico é eficiente em desempenho e consumo, traz confiabilidade e o pacote SENSING bem calibrado reforçam a proposta de entregar exatamente o que o motorista precisa, sem exageros.

Para completar, a versão EX também é elegível ao público PCD com isenção de IPI e bônus de fábrica. Com isso, o preço cai de R$ 135.000,00 para R$ 129.507,06, tornando o sedan ainda mais competitivo e interessante na modalidade.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações