A Toyota sempre jogou um jogo diferente do resto da indústria. Enquanto muitas marcas se concentraram em uma única solução técnica, a fabricante japonesa defende há anos uma abordagem multitecnológica, que abrange desde híbridos e veículos elétricos até hidrogênio e carros esportivos. Nesse contexto, a ideia de que dirigir deve continuar sendo emocionante para seus clientes não é apenas um slogan: é uma convicção.
No dia 4 de dezembro passado, na Woven City da Toyota, aos pés do Monte Fuji, essa filosofia se materializou na forma de um carro: o Toyota Gazoo Racing GR GT. Durante sua apresentação, Takashi Doi, gerente geral do projeto, comentou que, com este modelo, a equipe quer "transmitir a alegria de dirigir e a paixão por carros". E considerando o que o GR GT oferece, essa declaração soa muito como um plano de ação.
Tecnologia de corrida para um carro de rua
O GR GT nasceu como um projeto intransigente. Sua base é um chassi de alumínio completamente novo e uma arquitetura clássica reinterpretada com uma mentalidade de corrida. Seu coração é um motor V8 biturbo de 4,0 litros desenvolvido internamente, montado na parte inferior e traseira para otimizar o centro de gravidade. "Trata-se de respeitar e retornar aos fundamentos: aproveitamento do espaço, rigidez e aerodinâmica", explicou Doi durante o evento.
A transmissão é outro dos elementos mais reveladores da abordagem da Toyota. O GR GT utiliza um sistema de transmissão automática de oito velocidades, marca registrada da ...
Matérias relacionadas
Na Itália, os motoristas agora podem obter reembolso de pedágios por um excelente motivo
Novo chefe da Renault esclarece situação sobre carros elétricos e confirma alternativa