Fiat Toro Ultra 2026 – uma experiência no litoral que explica a liderança

Picape roda pelo Guarujá, do nível do mar às curvas da serra, e revela na prática por que soma 46.000 vendas e lidera com folga a categoria

11 dez 2025 - 20h32
(atualizado às 20h32)

Rodar com a picape Fiat Toro Ultra 2026 pelo Guarujá é quase uma tese sobre por que ela domina o segmento há 10 anos. Não é só o desenho, nem apenas o pacote de equipamentos: é a sensação de que esta picape nasceu para o Brasil real – o da praia, do trânsito pesado, das curvas de serra, das avenidas estreitas, das escapadas para o mar e das retomadas rápidas na estrada.

Na Praia do Perequê, onde é permitido entrar com o carro na areia, a Toro Ultra parece em casa. A luz do final da tarde bate no capô alto, dá mais brilho às rodas e destaca a silhueta que faz sucesso desde 2015 e foi atualizado em 2025.

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Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na estradinha que leva à travessia de balsa Guarujá-Bertioga, a Toro Ultra mostra seu caráter. O motor T270 Turbo Flex de 176 cv enche com suavidade e a suspensão absorve as imperfeições do asfalto úmido de sal. É um ambiente naturalmente hostil às picapes médias com chassi, pesadas e duras, mas onde a Toro prospera. Graças à carroceria monobloco e à suspensão independente nas quatro rodas, ela não tem a perigosa oscilação vertical das caminhonetes tradicionais nos trechos irregulares do asfalto.

Há várias praias paradisíacas na região. É comum ver uma Toro estacionada na Praia de São Pedro, na Praia das Conchas, na Praia de Iporanga. Ela leva equipamento, prancha, bagagem e pessoas, mas sem a condução mais exigente das picapes tradicionais. O motorista sente isso no primeiro quilômetro: a Fiat Toro não pune quem a usa no dia a dia. Ela envolve.

Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Seguindo pela orla em direção às praias urbanas do Guarujá, o comportamento dinâmico se destaca. A Toro Ultra, mesmo robusta, roda como um SUV firme – nunca como uma caminhonete antiga. A cabine é surpreendentemente silenciosa para um carro com motor a combustão, a direção tem peso correto e o motor reage bem às oscilações de tráfego. Também não há vibrações na cabine, o que é raro em picapes.

Nos trechos quase ao nível do mar, onde a estrada se abre reta e ventilada, ela mantém velocidade com folga e segurança. É aqui que se percebe a magia do conjunto: a Toro sempre entrega mais do que o motorista pede, mas sem exageros. Foi chamada de SUP (Sport Utiluty Pick-up) em seu lançamento porque é isso mesmo: um SUV com caçamba.

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Na descida da Serra do Mar, isso fica evidente. Freios progressivos, estabilidade exemplar e aquele toque de confiança que faz diferença quando a pista está molhada e o movimento é intenso. A picape convida a ir mais longe, mas também acalma – um atributo raro em veículos do segmento.

Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na volta, a escalada da Anchieta–Imigrantes acrescenta outra camada à experiência. As subidas longas e curvas sucessivas revelam por que a Toro lidera sua categoria com sobras – 46.000 unidades acumuladas, quase o dobro da Ram Rampage (23.000) e muito acima da Chevrolet Montana (18.800), Renault Oroch (10.400) e Ford Maverick (3.300).

É o comportamento em serra que separa os veículos bons dos muito bons. Enquanto uma picape com chassi, como a Toyota Hilux (45.400 vendas), exige mais atenção e devolve vibrações naturais de sua arquitetura, a Toro vai firme, composta e previsível. O motorista aponta, ela obedece. A inclinação da carroceria é baixa, o câmbio automático de 6 marchas trabalha na faixa certa e o torque de 270 Nm aparece contínuo, sem soluços.

Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

No litoral, a Toro é a picape para o motorista que não quer abrir mão de nada. Conforto urbano, postura de SUV, robustez para viajar, dirigibilidade admirável na serra, versatilidade na praia e a capacidade de carregar trabalho ou lazer com a mesma naturalidade.

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É por isso que ela lidera. Não por milagre, nem por acaso. A Fiat Toro 2026 domina porque entende o Brasil de verdade – o Brasil que começa no asfalto quente da praia e termina nas curvas úmidas da serra. Nessa experiência, usamos a Toro Ultra, versão 4x2, com proposta estradeira e pneus mais confortáveis. Ela custa R$ 198.490, o topo da linha T270. Mas há ainda opções 4x4 a diesel, para quem deseja enfrentar caminhos mais difíceis.

É uma picape que acompanha quem vive entre esses dois mundos. E, no fim do dia, essa é exatamente a razão pela qual 45.600 pessoas já escolheram a Toro em 2025 (até novembro).

Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Principais itens de série

  • ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
  • Badge interno Ultra
  • Bancos em couro (acabamento específico 'Vermelho')
  • Bordado nos bancos dianteiros
  • Cargo bag (Bolsa de bagagem exclusiva MOPAR)
  • Central multimídia com tela de 10" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Design especifico e pintura escurecida nas rodas
  • Dynamic bed cover (Capota rígida)
  • Emblemas escurecidos
  • Estribos laterais
  • Para-barro
  • Santo Antonio integrado
  • Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
  • Ar-condicionado digital dual-zone
  • ASR (Controle de Tração)
  • Banco do motorista elétrico
  • Bancos em couro
  • Barras longitudinais no teto
  • Câmbio automático de 6 velocidades
  • Câmera de ré
  • Cluster de 7" full digital
  • Comando de áudio no volante
  • Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
  • Direção elétrica
  • Dois Tweeters
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • Faróis Full LED
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Hill decent control
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida)
  • Hodômetro digital
  • Iluminação interna da caçamba
  • Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico)
  • Lanternas traseiras Full LED
  • Paddle-shifters
  • Piloto automático com controlador de velocidade
  • Porta-escadas
  • Roda de liga leve 6.5 x 18" + pneus 225/60 R18 On Road
  • USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
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