A Ford já começou a integrar seus novos contratados ao programa de desenvolvimento do Hypercar que estreará no Mundial de Endurance (WEC) em 2027. Segundo o diretor global da Ford Performance, Mark Rushbrook, os atuais empregadores de Matt Campbell, Tom Blomqvist e Nick Yelloly autorizaram a participação dos pilotos em atividades de simulador e testes sempre que não houver conflitos com seus compromissos atuais.
“Obviamente respeitamos muito os compromissos que eles já têm, aos quais devem lealdade às suas equipes e fabricantes. Mas haverá oportunidades para tê-los conosco, desde que não haja conflitos de agenda, participando de trabalhos de simulador e testes”, afirmou Rushbrook.
Os três pilotos foram anunciados na última semana como parte do elenco que defenderá a Ford no WEC ao lado de Logan Sargeant, Mike Rockenfeller e Seb Priaulx. Blomqvist e Yelloly chegam após a confirmação do encerramento do programa GTP da Acura ao fim da temporada, enquanto Campbell está em seus últimos compromissos como piloto de fábrica da Porsche.
Tanto Blomqvist quanto Campbell destacaram que receberam apoio de seus atuais fabricantes para iniciar a transição para o novo projeto. O britânico ressaltou que Acura, HRC e Meyer Shank Racing facilitaram sua participação nas atividades da Ford e demonstraram compreensão em relação ao futuro de sua carreira. Já Campbell explicou que seu calendário atual praticamente não interfere nas demandas do programa Hypercar da Ford, permitindo um envolvimento mais intenso nas atividades de desenvolvimento, especialmente no simulador.
As negociações com os pilotos ligados à Acura também aconteceram de forma rápida. Yelloly revelou que os primeiros contatos surgiram por intermédio de Mike Rockenfeller e Christopher Mies, ambos ligados à Ford, e que as conversas avançaram rapidamente após reuniões com a equipe responsável pelo projeto. O britânico destacou que o acordo foi concluído em poucas semanas.
Blomqvist, por sua vez, afirmou que a oportunidade surgiu logo após ficar claro que o programa da Acura não continuaria em 2027. Segundo ele, a disponibilidade de pilotos experientes vindos da fabricante japonesa ampliou o leque de opções para a Ford, acelerando o processo de seleção. O piloto também ressaltou sua satisfação por ter sido escolhido para integrar um dos programas mais aguardados da nova era Hypercar.
Rushbrook confirmou ainda que a montadora ainda não definiu como serão compostas as duplas ou trios de pilotos em cada carro. A intenção inicial é utilizar todos os seis pilotos ao longo da fase de preparação para Le Mans, antes de decidir se manterá formações de três competidores por carro nas corridas posteriores à clássica francesa. Enquanto a definição das escalações não acontece, Yelloly admitiu que gostaria de voltar a dividir um carro com Blomqvist, embora reconheça que fatores como equilíbrio de peso e estratégia esportiva terão influência direta na decisão final da equipe.