O Reino Unido contratou uma quantidade recorde de energia solar em um leilão que ofereceu contratos com preços garantidos de energia elétrica para projetos renováveis, informou o governo nesta terça-feira, enquanto busca cumprir suas metas de energia limpa e reduzir custos.
O país tem a meta de descarbonizar amplamente seu setor elétrico até 2030, o que exigirá um grande aumento da energia renovável, incluindo eólica e solar.
Um total de 6,2 gigawatts (GW) de projetos de energia eólica onshore, solar e maremotriz ganharam contratos, com a maior parte, cerca de 4,9 GW, indo para a energia solar.
"Ao apoiar a energia solar e eólica terrestre em grande escala, estamos reduzindo as contas de energia de forma permanente e protegendo famílias, empresas e nosso país da instabilidade dos combustíveis fósseis", disse o secretário de Energia, Ed Miliband, em comunicado.
Por meio dos leilões, geralmente realizados anualmente, o governo convida desenvolvedores de projetos renováveis a apresentar propostas para obter garantias de preço, respaldadas pelo governo, para a energia elétrica gerada -- os Contratos por Diferença (CfDs).
Quando os preços da energia elétrica no atacado são inferiores ao mínimo, o governo cobre a diferença e, se forem superiores, os produtores reembolsam a diferença ao governo.
Este foi o sétimo leilão desse tipo e, no mês passado, o governo anunciou que também foi garantida uma quantidade recorde de energia eólica offshore.
ENERGIA SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 16 MILHÕES DE CASAS
O sétimo leilão garantiu um total de 14,7 GW de capacidade, suficiente para abastecer cerca de 16 milhões de residências, informou o governo.
Os contratos de preço de eletricidade para energia eólica onshore foram de 72,24 libras por megawatt-hora (MWh) em preços de 2024, enquanto os projetos solares receberam 65,23 libras/MWh, o que o governo disse ser significativamente mais barato do que construir novas usinas a gás.
Cerca de 157 projetos solares garantiram contratos, incluindo a Fazenda Solar Cressing da EDF e o projeto Clachaig Glen da RWE.