Analista da CNN Portugal lamenta ódio entre bolsonaristas e lulistas: “Brasil no buraco, Deus cansado”

Rui Calafate critica “a raiva e o ódio” que dividem os brasileiros e atrapalham a economia daquele que um dia foi “o país do futuro”

4 set 2025 - 08h54
(atualizado às 08h54)

“O Brasil sai do poço ou ficará condenado à esperança”, disse o jornalista Rui Calafate na CNN de Portugal.

Em uma crônica recheada de referências literárias e bom senso, ele analisou a cisão na sociedade e a tensão provocada pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

“Só podemos assistir com mágoa a um país dividido”, afirmou.

“A sociedade está há tempo demais presa a um duelo entre bolsonaristas e lulistas. Parece que não há espaço para uma terceira via que tira um país fantástico do buraco onde está.”

O analista ressaltou que os brasileiros estão contaminados por “raiva e ódio”. Citou o ex-juiz e agora senador Sergio Moro como responsável por “dinamitar” o PT e a então presidente Dilma Rousseff.

Chamou o ministro do STF e relator do julgamento dos réus pela tentativa de golpe de Estado de “besta negra de Jair Bolsonaro”.

Publicidade

(A expressão de origem francesa refere-se a alguém que é grande inimigo de outra pessoa.)

O jornalista Rui Calafate disse adorar o Brasil e acompanhar com tristeza a guerra ideológica que prejudica o país
O jornalista Rui Calafate disse adorar o Brasil e acompanhar com tristeza a guerra ideológica que prejudica o país
Foto: Reprodução/CNN Portugal

Calafate lamentou os obstáculos políticos que emperram o desenvolvimento da economia brasileira. “Escrevia Stefan Zweig que o Brasil era o país do futuro, mas está adiado. Diziam que Deus é brasileiro, mas Deus deve estar cansado do ruído.”

Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se