Como a TV 3.0 poderá salvar as emissoras abertas e render bilhões a seus donos

Tecnologia adiciona novas funções ao aparelho de TV e vai movimentar o mercado publicitário

1 set 2025 - 11h36
(atualizado às 11h36)

Sancionada pelo presidente Lula em 27 de agosto, após 5 anos de estudos e testes, a TV 3.0 deverá entrar no ar antes de junho de 2026.

O objetivo é que os telespectadores brasileiros já assistam aos jogos da Copa do Mundo — a ser realizada nos Estados Unidos, Canadá e México — com qualidade superior de imagem (resolução mínima de 4K) e ‘som imersivo’ comparado com o áudio multidirecional das mais modernas salas de cinema.

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Está previsto também a disponibilização de outros recursos, como acessar câmeras para ver outros ângulos de uma partida e realizar compras em tempo real de artigos exibidos na TV, usando o celular como controle remoto e carteira de pagamento.

Tais novidades vão ressignificar a velha TV aberta, que completa 75 anos em 18 de setembro, recuperando parte da relevância perdida com a ascensão de canais pagos, plataformas de streaming e aplicativos de vídeos.

As maiores redes de TV do país participaram da concepção da TV 3.0 e devem lucrar alto com a nova tecnologia
As maiores redes de TV do país participaram da concepção da TV 3.0 e devem lucrar alto com a nova tecnologia
Foto: Fotomontagem: Sala de TV

TV vira shopping

A facilidade oferecida pela TV 3.0 para o telespectador comprar um item visto numa cena de novela ou reality show, por exemplo, vai impactar o faturamento das redes de televisão.

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As emissoras poderão se associar a grandes empresas varejistas e marketplaces para oferecer milhares de produtos em condições especiais.

Um ensaio disso acontece com o ‘Vem Que Tem na Globo’, programa anual apresentado por Eliana e Paulo Vieira, com promoções de diversas marcas inseridas em conteúdo de entretenimento. A próxima edição será em 27 de novembro, semana da Black Friday.

Além de aumentar as receitas publicitárias e o lucro líquido dos canais, essas novidades trazidas pela TV 3.0 poderão impulsionar a audiência, já que haverá natural curiosidade de muita gente em ver e testar a nova tecnologia.

TV com cara de internet

Houve a previsão de que a web ‘mataria’ a televisão. Exagero à parte, o tradicional veículo de comunicação perdeu sim parte da importância, audiência e glamour.

Hoje, os brasileiros dividem a atenção entre as telas da TV e do celular. Por isso, a TV 3.0 representa uma pequena revolução no mercado de comunicação.

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Com mais funções atrativas, a TV aberta terá maior convergência com o universo da internet. Usando o celular, poderemos fazer nossa própria seleção de imagens de uma transmissão ao vivo, compras de itens mostrados no vídeo, responder enquetes, receber conteúdos personalizados e até acessar serviços do governo.

A TV que conhecemos hoje ficará no passado.

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