Sancionada pelo presidente Lula em 27 de agosto, após 5 anos de estudos e testes, a TV 3.0 deverá entrar no ar antes de junho de 2026.
O objetivo é que os telespectadores brasileiros já assistam aos jogos da Copa do Mundo — a ser realizada nos Estados Unidos, Canadá e México — com qualidade superior de imagem (resolução mínima de 4K) e ‘som imersivo’ comparado com o áudio multidirecional das mais modernas salas de cinema.
Está previsto também a disponibilização de outros recursos, como acessar câmeras para ver outros ângulos de uma partida e realizar compras em tempo real de artigos exibidos na TV, usando o celular como controle remoto e carteira de pagamento.
Tais novidades vão ressignificar a velha TV aberta, que completa 75 anos em 18 de setembro, recuperando parte da relevância perdida com a ascensão de canais pagos, plataformas de streaming e aplicativos de vídeos.
TV vira shopping
A facilidade oferecida pela TV 3.0 para o telespectador comprar um item visto numa cena de novela ou reality show, por exemplo, vai impactar o faturamento das redes de televisão.
As emissoras poderão se associar a grandes empresas varejistas e marketplaces para oferecer milhares de produtos em condições especiais.
Um ensaio disso acontece com o ‘Vem Que Tem na Globo’, programa anual apresentado por Eliana e Paulo Vieira, com promoções de diversas marcas inseridas em conteúdo de entretenimento. A próxima edição será em 27 de novembro, semana da Black Friday.
Além de aumentar as receitas publicitárias e o lucro líquido dos canais, essas novidades trazidas pela TV 3.0 poderão impulsionar a audiência, já que haverá natural curiosidade de muita gente em ver e testar a nova tecnologia.
TV com cara de internet
Houve a previsão de que a web ‘mataria’ a televisão. Exagero à parte, o tradicional veículo de comunicação perdeu sim parte da importância, audiência e glamour.
Hoje, os brasileiros dividem a atenção entre as telas da TV e do celular. Por isso, a TV 3.0 representa uma pequena revolução no mercado de comunicação.
Com mais funções atrativas, a TV aberta terá maior convergência com o universo da internet. Usando o celular, poderemos fazer nossa própria seleção de imagens de uma transmissão ao vivo, compras de itens mostrados no vídeo, responder enquetes, receber conteúdos personalizados e até acessar serviços do governo.
A TV que conhecemos hoje ficará no passado.