James Van Der Beek, estrela de Dawson's Creek, morre aos 48 anos

11 fev 2026 - 19h20

James Van Der Beek, estrela ‌do drama adolescente dos anos 1990 "Dawson's Creek", morreu nesta quarta-feira aos 48 anos após uma batalha contra o câncer, anunciou sua esposa nas redes sociais.

"Nosso amado James David Van Der Beek faleceu pacificamente esta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé ⁠e dignidade", escreveu sua esposa Kimberly no Instagram.

Publicidade

Fãs e colegas atores ‌compartilharam homenagens nas redes sociais, relembrando a influência que ele teve em suas vidas e carreiras.

"Embora o legado de James ‌sempre permaneça vivo, esta é uma grande ‌perda não apenas para sua família, mas para o ⁠mundo", escreveu Sarah Michelle Gellar nas redes sociais.

Uma campanha no GoFundMe foi lançada para arrecadar US$500 mil para ajudar a viúva e os seis filhos de Van Der Beek. Ela arrecadou mais de US$200 mil em menos de uma hora após ser lançada.

Em ‌2024, Van Der Beek anunciou um diagnóstico de câncer colorretal após ‌ter sido descoberto durante ⁠uma colonoscopia ⁠de rotina no ano anterior.

Publicidade

"Tenho lidado com isso em particular até agora, fazendo ⁠tratamento e cuidando da minha ‌saúde geral com mais ‌foco do que nunca", escreveu ele nas redes sociais naquele ano.

Van Der Beek continuou a narrar sua luta contra o câncer nas redes sociais até sua morte.

Nascido em Connecticut, Van ⁠Der Beek teve seu papel de destaque na década de 1990 como Dawson Leery em "Dawson's Creek", ao lado de Michelle Williams, Joshua Jackson e Katie Holmes. A série girava em torno do triângulo amoroso entre Leery, ‌um aspirante a cineasta e romântico incurável, e dois de seus melhores amigos, Joey Potter (Holmes) e Pacey Witter (Jackson).

"Esses personagens falam com ⁠muita honestidade sobre tudo o que os jovens de 15 anos estão enfrentando todos os dias — relacionamentos, o sexo oposto, pais, escola, sonhos, aspirações", disse Van Der Beek no programa Live with Regis and Kathie Lee em 1998, quando a série estreou.

Ele continuou no papel, que o tornou um galã adolescente no início dos anos 2000, até a série terminar em 2003.

Além de Dawson's Creek, Van Der Beek atuou em mais de 60 filmes e séries de televisão. Seus papéis notáveis no cinema incluem o quarterback Mox em "Marcação Cerrada" em 1999 e o traficante Sean Bateman em "Regras da Atração" em 2002.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se