URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como transferir carro automaticamente usando o app?

Em São Paulo já é possível transferir veículos de maneira online pelo app do Poupatempo. Se você não sabe como, vem que o Canaltech te explica o passo a passo

13 mar 2024 - 17h12
(atualizado em 18/3/2024 às 10h27)

O estado de São Paulo passou a aceitar a transferência de veículos por meio do aplicativo do Poupatempo. A medida, batizada de TDV (Transferência Digital de Veículos), visa facilitar a vida de quem quer vender seu carro ou moto automaticamente, usando um app.

Foto: Divulgação / Canaltech

Se você ficou curioso para saber como vai funcionar a TDV em São Paulo, fique tranquilo. O Canaltech preparou este tutorial detalhando o passo a passo do processo que promete eliminar a burocracia e agilizar, de forma rápida e totalmente automática, a transferência de veículos.

Publicidade
Transferência de carros via app do Poupatempo é possível em São Paulo desde terça-feira (Imagem: Orion Production/Envato/CC)
Foto: Canaltech

Requisitos para transferir o carro via app

Antes do tutorial, porém, é preciso pontuar que, a princípio, a TDV será válida somente para proprietários (pessoa física) que já tenham o CRLV digital e cujos veículos tenham sido fabricados a partir de janeiro de 2021, com placa Mercosul e registrados em São Paulo.

Caso o veículo a ser transferido pelo app do Poupatempo tenha sido fabricado antes de janeiro de 2021, a transação poderá ser realizada apenas se ele possuir o documento digital (CRLV-e) e o futuro proprietário também morar no mesmo município em que ele está registrado. Nesse caso, não será preciso trocar a placa antiga pela padrão Mercosul.

Lembre-se também de que só é possível aproveitar os benefícios da transferência digital de veículos usando o app do Poupatempo se a vistoria prévia de identificação veicular tiver sido realizada e aprovada por empresas credenciadas junto ao órgão de trânsito do estado.

CRLV digital é obrigatório para transferência de veículos via app do Poupatempo (Imagem: Divulgação/Detran-PR)
Foto: Canaltech

Como transferir o carro usando app?

Agora que pontuamos os requisitos básicos para que uma pessoa possa fazer a transferência de um carro automaticamente usando o app do Poupatempo, vamos ao que interessa.

Publicidade

O passo a passo para realizar a TDV é o seguinte:

  1. Realize o cadastro com selo prata ou ouro no sistema Gov.BR (https://sso.acesso.gov.br/login);
  2. Baixe o aplicativo do Poupatempo no smartphone (Android ou iOS);
  3. No app do Poupatempo, clique em "Transferência Digital de Veículo"
  4. Na tela seguinte, selecione se você é vendedor ou comprador de veículo;
  5. Escolha o veículo que será transferido.
Aplicativo do Poupatempo tem passo a passo simples para transferência de veículos online (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

A partir desse momento, o aplicativo do Poupatempo irá verificar, de forma automática, se o CRLV-e está válido e se a inspeção veicular foi realizada previamente. Em caso positivo, o registro de intenção de venda/compra também será feito automaticamente, por meio de assinatura eletrônica.

Transferência de carro usando app é segura?

No site oficial do governo de São Paulo, Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, assegurou que a transferência de carro por meio do app do Poupatempo é completamente segura, tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Processo de venda digital é seguro, pois sistema checa se vistoria prévia obrigatória foi realizada (Imagem: USAG- Humphreys/Flickr/cc)
Foto: Canaltech

De acordo com Aggio, a conferência online de eventuais pendências em relação ao carro ou outro veículo é feita durante a transação eletrônica, e isso garante que ambos os lados tenham a tranquilidade necessária para fazer o negócio.

"Até agora, o proprietário precisava da validação de um cartório e também ir presencialmente a um posto do Detran para concretizar a transferência. Agora, basta um celular, o download do documento de vistoria e o pagamento da taxa via Pix", explicou Aggio.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações