URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como fazer tabela simples no Excel | Guia Prático

Saiba como fazer uma tabela simples no Excel para organizar, analisar e apresentar dados e obter maior controle e flexibilidade na manipulação das informações

5 mai 2024 - 20h00
(atualizado em 6/5/2024 às 12h54)

É possível fazer uma tabela simples no Excel para elaborar uma apresentação organizada de dados e facilitar a leitura, análise e comparação de informações. O aplicativo da Microsoft disponibiliza documentos no formato de planilha que facilitam a criação e formação de tabelas.

Foto: Fabrício Calixto/Canaltech / Canaltech

O Excel faz parte do pacote Microsoft 365 (antigo Office) e pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular.

Publicidade

Como fazer tabela simples no Excel

Para fazer uma tabela simples no Excel, siga estes passos:

  1. Abra o Excel;
  2. Crie um novo documento;
  3. Insira cabeçalhos para as colunas na primeira linha;
  4. Inclua rótulos de linhas na primeira coluna à esquerda;
  5. Preencha os dados correspondentes aos cabeçalhos e rótulos;
  6. Formate a tabela como desejar;
  7. Clique em Arquivo > Salvar para salvar o documento.
  8. Aprenda a criar uma tabela simples no Excel (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)
    Foto: Canaltech

O Excel disponibiliza diversos recursos para mudar o estilo de uma tabela, incluindo alteração de cor de texto e preenchimento, mudança de fontes e tamanho, inserção de bordas e elementos gráficos.

O aplicativo conta também com opções de modelos que apresentam temas e esquemas de cores diferentes que podem ser aplicados nas suas apresentações.

Para que serve uma tabela do Excel

Uma tabela simples no Excel serve para organizar e apresentar dados de forma estruturada e visualmente compreensível. Você pode utilizar esses documentos para diversos objetivos, incluindo:

Publicidade
  • Listar informações;
  • Filtrar e ordenar dados;
  • Controlar orçamentos;
  • Fazer cálculos;
  • Criar relatórios;
  • Acompanhar tarefas;
  • Automatizar processos;
  • Monitorar métricas;
  • Aplicar fórmulas simples.

Tabela simples ou dinâmica

No Excel é possível criar uma tabela simples ou dinâmica — diferença que está relacionada ao processo de análise e apresentação de dados. 

A tabela simples é uma estrutura de dados bidimensional composta por linhas e colunas, onde cada célula contém um valor específico, e é usada principalmente para organizar dados e realizar cálculos simples.

Já as tabelas dinâmicas possuem funcionalidades avançadas, como agrupamento automático, análise detalhada, resumo de dados interativo e atualização automática. A escolha entre uma tabela simples e uma dinâmica depende da complexidade dos dados, dos requisitos de análise e dos objetivos desejados.

Veja também como calcular média, mediana e moda no Excel.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações