É possível fazer uma tabela simples no Excel para elaborar uma apresentação organizada de dados e facilitar a leitura, análise e comparação de informações. O aplicativo da Microsoft disponibiliza documentos no formato de planilha que facilitam a criação e formação de tabelas.
O Excel faz parte do pacote Microsoft 365 (antigo Office) e pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular.
Como fazer tabela simples no Excel
Para fazer uma tabela simples no Excel, siga estes passos:
- Abra o Excel;
- Crie um novo documento;
- Insira cabeçalhos para as colunas na primeira linha;
- Inclua rótulos de linhas na primeira coluna à esquerda;
- Preencha os dados correspondentes aos cabeçalhos e rótulos;
- Formate a tabela como desejar;
- Clique em Arquivo > Salvar para salvar o documento.
O Excel disponibiliza diversos recursos para mudar o estilo de uma tabela, incluindo alteração de cor de texto e preenchimento, mudança de fontes e tamanho, inserção de bordas e elementos gráficos.
O aplicativo conta também com opções de modelos que apresentam temas e esquemas de cores diferentes que podem ser aplicados nas suas apresentações.
Para que serve uma tabela do Excel
Uma tabela simples no Excel serve para organizar e apresentar dados de forma estruturada e visualmente compreensível. Você pode utilizar esses documentos para diversos objetivos, incluindo:
- Listar informações;
- Filtrar e ordenar dados;
- Controlar orçamentos;
- Fazer cálculos;
- Criar relatórios;
- Acompanhar tarefas;
- Automatizar processos;
- Monitorar métricas;
- Aplicar fórmulas simples.
Tabela simples ou dinâmica
No Excel é possível criar uma tabela simples ou dinâmica — diferença que está relacionada ao processo de análise e apresentação de dados.
A tabela simples é uma estrutura de dados bidimensional composta por linhas e colunas, onde cada célula contém um valor específico, e é usada principalmente para organizar dados e realizar cálculos simples.
Já as tabelas dinâmicas possuem funcionalidades avançadas, como agrupamento automático, análise detalhada, resumo de dados interativo e atualização automática. A escolha entre uma tabela simples e uma dinâmica depende da complexidade dos dados, dos requisitos de análise e dos objetivos desejados.
Veja também como calcular média, mediana e moda no Excel.
Trending no Canaltech:
- Deadpool & Wolverine zoa ator da Marvel em nova cena inédita
- "Seios de Ozempic" são suposto novo efeito colateral do remédio
- Review Edge 50 Pro | Celular intermediário muito competitivo
- WhatsApp verde é liberado para todos no iPhone
- 🚨 CUPOM EXCLUSIVO | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótimo preço
- Xiaomi CIVI 4 Pro ganhará edição das Princesas da Disney, diz site