Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você não deve comer arroz requentado; entenda porque

Para quem prefere guardar o alimento e consumi-lo nos dias seguintes, os especialistas recomendam optar pelo congelamento

6 out 2025 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos brasileiros têm o costume de preparar uma panela de arroz que segue completando o prato ou as marmitas por dias. Especialistas, contudo, contraindicam essa prática, pois, dependendo do tipo de armazenamento, pode desencadear quadros de intoxicação.

Para quem prefere guardar o arroz e consumi
Para quem prefere guardar o arroz e consumi
Foto: lo nos dias seguintes, os especialistas recomendam optar pelo congelamento - Canva Equipes/lestermanphotos / Bons Fluidos

Entenda os perigos do arroz requentado

Em entrevista ao 'El Tiempo', a perita em segurança alimentar, Cristina Lora, explicou que a ingestão do alimento 24 horas após o cozimento já é prejudicial à saúde. Isso porque o arroz possui uma bactéria, chamada Bacillus cereus, que libera tóxicas capazes de ocasionar infecções.

Esse processo tende a ocorrer quando os grãos permanecem em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Entretanto, a conservação na geladeira também permite a ação de microrganismos. Assim, quanto maior o tempo de armazenamento, maiores são as chances de acarretar a intoxicação.

A condição provoca sintomas como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça. Além disso, pode levar à desidratação, tornando o quadro mais grave. Por isso, a especialista recomenda, se você quiser guardar o alimento para os dias seguintes, optar por congelá-lo. Cristina Lora ainda orienta que gestantes, lactantes e crianças pequenas evitem consumi-lo após 24 horas, a fim de preservar a saúde.

@drpaulotramontin Você costuma requentar as sobras de arroz? Cuidado! #doença #arroz #AlimentaçãoSaudável #BemEstar #DicasDeSaúde @Isabela Sari @Dr. Paulo Tramontin Marques ♬ Businessman - ZydSounds

Evite manter esses alimentos na geladeira por mais de dois dias

Dizemos que é raro, mas sempre acontece! Muitas vezes, após uma refeição, guardamos as sobras na geladeira. No entanto, o que parece ser um hábito comum e inocente, pode ser perigoso. De acordo com especialistas, existem alimentos que não devem ficar no refrigerador por mais de dois dias!

Ao jornal 'El Tiempo', a nutricionista e autora do livro 'Dime qué comes y te diré qué bacterias tienes' (em tradução literal, Me diga o que você come e eu te direi qual bactéria você tem), Blanca García Orea, explicou que armazenar comidas com determinadas características - como pH neutro, umidade e nutrientes em proteínas ou amido - pode ocasionar o "crescimento de microrganismos patogênicos", responsáveis por causar doenças. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade