PUBLICIDADE

Vai viajar nas férias? Faça checklist antes de fechar a mala

Personal organizer dá dicas sobre como se preparar antes de colocar o pé na estrada

7 jan 2016 - 13h00
(atualizado em 20/1/2016 às 16h51)
Compartilhar

Janeiro chegou e você finalmente vai fazer a tão aguardada viagem de férias. Mas, para que tudo saia conforme o esperado, planejamento é fundamental. E ele começa antes mesmo de fazer as malas.

A reportagem consultou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e conversou com a personal organizer Mariana Meirelles, da Organisare, que listou o que não pode ser deixado de fora na hora de viajar.

Elaborar uma lista é a maneira mais eficiente de levar tudo o que você planejou
Elaborar uma lista é a maneira mais eficiente de levar tudo o que você planejou
Foto: Africa Studio/Shutterstock

Antes do descanso, o dever de casa

Você não vai querer transformar seu momento de descanso em uma tremenda dor de cabeça, certo? Então, dedique tempo aos preparativos. Confirmar reservas de hotéis e providenciar os documentos necessários estão entre os itens básicos. 

Nos destinos internacionais, a lista de afazeres aumenta. Além do passaporte, você deve ficar atento a detalhes como validade do visto e, dependendo do lugar, se a carteira de vacinação está em dia. Fazer seguro de viagem pode livrá-lo de dissabores e gastos imprevistos.

Bagagem de mão

Se a viagem for aérea, prepare uma boa bagagem de mão. Ela deve ter: documentos, celular, dinheiro (se o rumo for outro país, leve também a moeda local), cartões de crédito, tickets de reserva de hotel, anotações com números de telefones e endereços importantes.

Medicamentos líquidos que não necessitam de prescrição médica, como colírio, descongestionante nasal e soro fisiológico para lentes de contato, não devem exceder a quantidade de 100 ml. É estratégico carregar antitérmicos e analgésicos. Se exigirem prescrição, a receita deve ser apresentada, e nela deve constar o nome do passageiro.

Detesta frio? Inclua um par de meias (caso esteja de sandália), um casaquinho ou um cobertor para proteger-se do ar condicionado. Protetor labial é outra boa pedida.

Nas viagens com crianças, não deixe de carregar algo para entretê-las. Jogos e vídeos no tablet, caderno, lápis de cor, livro e revistas poderão render alguns instantes de sossego. Para bebês, prepare aquele kit caprichado com fralda, lenço umedecido, chupeta, mamadeira, papinha, manta e mais de uma muda de roupas limpas.

A viagem será de carro ou ônibus? Então, coloque também alimentos e água. E não deixe de lado o kit de primeiros socorros e uma providencial lanterna, que pode vir até mesmo presa ao chaveiro.

Hora de arrumar as malas

Organizado ou nem tanto, é imprescindível fazer a chamada checklist. Não há maneira melhor de evitar surpresas na viagem.

Alguns aplicativos oferecem desde dicas de como arrumar a mala até orientações para as tarefas pré-viagem (tirar o lixo, não deixar louça suja na pia...). O Packing list é um bom exemplo. Se não tem muita intimidade com tecnologia, recorra à velha listinha de papel. Funciona.

Ao selecionar roupas e calçados, opte pelas peças versáteis, fáceis de combinar. Conforto é regra fundamental – um sapato apertado, por exemplo, pode transformar seu lazer em martírio. 

Pesquise o clima do local antes de viajar. A personal organizer Mariana Meirelles sugere, porém, preparar-se para mudanças repentinas de temperatura. Assim, mesmo se for para um lugar quente, ponha na mala no mínimo um casaquinho.

Mariana recomenda ainda programar as atividades antes de chegar ao destino – o que ajuda a montar o guarda-roupa apropriado para cada ocasião e a evitar exageros. Ah, não se esqueça do pijama e dos chinelos!

Nos produtos de higiene, dê preferência às embalagens próprias para viagem (se o tempo longe de casa for curto). 

Além de xampu, condicionador, hidrante, perfume, creme dental e escova de dente, coloque na mala protetor solar e repelente – acondicione tudo em saquinhos plásticos para evitar vazamentos. Se a viagem for de avião, o melhor é deixar tudo isso na mala a ser despachada. Lembre-se de que há restrições no transporte de líquidos - inclusive gel, pasta, creme, aerossol - em bagagem de mão para viagens internacionais.

Se você é daqueles que gosta de documentar cada detalhe do passeio, invista em um “diário de bordo”. Desta forma, dificilmente será traído pela memória e conseguirá acumular o máximo de lembranças possíveis, tornando sua viagem literalmente inesquecível. 

Na hora do registro visual, um bom celular dá conta. Mas se o seu perfil é do tipo exigente, que gosta de imagens tecnicamente impecáveis, vale levar uma câmera fotográfica bacana. Não se esqueça dos carregadores de eletrônicos e dos adaptadores de tomada.

Planejar os gastos

Esse é um passo essencial para não estourar orçamento, enfatiza a proprietária da Organisare. Caso pretenda presentear familiares e amigos com lembrancinha ou souvenir, deixe parte do dinheiro reservada especificamente para este fim.

É fundamental ainda estar preparado para surpresas – emergências médicas, atraso no voo, um dia a mais de estadia e, até mesmo, um programa fora do roteiro traçado.

Fonte: Passo Avanti
Compartilhar
Publicidade