PUBLICIDADE

Bate e volta de São Paulo: restaurantes a até 100km da capital

Santana de Parnaíba, Vinhedo, São Roque e Campinas são ótimas escapadas de um dia para comer bem e conhecer um lado mais rural do estado

22 ago 2023 - 10h45
(atualizado em 28/8/2023 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem vive em São Paulo muitas vezes quer apenas dar uma escapada de um dia para mudar de ares, conhecer um lugar novo, esticar as pernas, espairecer. Um programa que pode valer muito a pena é aliar o bate e volta com algum restaurante, uma caminhada por ruas nunca antes percorridas ou quem sabe conhecer um modo de vida mais rural. Pode ser a chance de conhecer in loco onde são plantados e produzidos muitos dos produtos que você encontra em feiras de bairro ou na gôndola de um supermercado. E se houver disposição para ir mais longe, esta outra reportagem traz restaurantes que estão entre 100km e 150km de São Paulo.

Em Vinhedo, o Origem 75 é um dos lugares mais aconchegantes para passar algumas horas a dois, em família ou com amigos
Em Vinhedo, o Origem 75 é um dos lugares mais aconchegantes para passar algumas horas a dois, em família ou com amigos
Foto: //Divulgação / Viagem e Turismo

Santana de Parnaíba, a 47 km de São Paulo

Restaurante Um Bom Lugar

R. Cel. Raimundo, 25 - Centro

Instalado em um casarão do século 18, o restaurante Um Bom Lugar combina com o cenário histórico do centro de Santana de Parnaíba — com o bônus de uma área externa deliciosa com árvores, redário e a visita de saguis. A cidade foi roteiro dos bandeirantes e isso se reflete em alguns preparos da culinária servida no local, que incorporam a mandioca e a paçoca de carne. O almoço, preparado pelo chef e proprietário Douglas Camargo, é servido em buffet self service (R$ 79 o quilo) e também há opções vegetarianas, veganas e frutos do mar.

Para quem não estiver dirigindo, a sugestão é a caipirinha feita com pimenta, limão, melado, gengibre, rapadura, hortelã e, claro, cachaça. Quem estiver ao volante poderá pedir uma versão sem álcool, chamada de "suco da casa". No primeiro gole, o melado e a rapadura tomam conta do paladar. Na sequência, chegam os outros sabores. O que parece muita informação num primeiro momento aos poucos se acomoda e fica delicioso.

Aproveite e conheça: Subindo a ladeira do restaurante, visite a Igreja Matriz de Sant'Ana e a Praça 14 de Novembro, que são cercadas pelo puro charme das construções históricas. Aproveite e dê um pulo no Museu da Casa do Anhanguera.

Um Bom Lugar, em Santa ade Parnaíba: a versão sem álcool da caipirinha leva rapadura, melado, pimenta, limão...
Um Bom Lugar, em Santa ade Parnaíba: a versão sem álcool da caipirinha leva rapadura, melado, pimenta, limão...
Foto: Caroline Dalla Vecchia/Arquivo pessoal / Viagem e Turismo

São Roque, a 65 km de São Paulo

Empório e Restaurante Quintal das Alcachofras

Estrada dos Moraes, no 705, acesso pela Estrada do Vinho, km 5,5

São Roque é um destino que faz sucesso entre os paulistanos por conta da sua Estrada do Vinho. Ainda que não seja tão falada quanto os parreirais, as plantações de alcachofras dão um show com a florada na primavera. E um lugar bacana por lá é o Quintal das Alcachofras, onde Luciana de Moraes mantém viva a tradição do pai de plantar o vegetal que há muito já ganhou o status de iguaria. O carro-chefe do restaurante é o sorvete de alcachofra com calda de vinho tinto, mas o ingrediente também vai no pastel, na empada, na pizza, no estrogonofe e em outros preparos.

Aproveite e conheça: depois de provar a alcachofra, vale desviar para a Estrada do Vinho e conhecer suas principais atrações, como a Vinícola Góes, a principal de São Roque, que oferece várias experiências como o passeio guiado pelo parreiral, tour de bicicleta e degustação harmonizada. Outro lugar onde a comida vale a viagem é a Quinta do Olivardo, restaurante de culinária da Ilha da Madeira que é um fenômeno — o lugar recebe centenas de pessoas aos finais de semana e ainda tem um cardápio de atrações que inclui tirolesa, arvorismo e pedalinho (pagos à parte). Veja outros passeios em São Roque neste link.

Vinhedo, a 76 km de São Paulo

Restaurante Origem 75

Av. Aparecida Tellau Serafim, 1800 - Lot. Banespa

Inaugurado no final de 2020 e com uma proposta sustentável, o Origem 75 serve pratos com ingredientes que vêm de pequenos produtores ou da fazenda orgânica dos próprios donos, os empresários Beto Elias, Ricardo Capucci e Rodrigo Rivellino (sim, ele é filho do ex-jogador de futebol). Já os temperos são colhidos de uma pequena horta que fica na ampla área externa onde há um laguinho e vários ambientes com mesas e sofás que deixam o clima bem intimista, sobretudo à noite. Do lado de dentro, a lareira, os móveis de madeira e a luz quente conferem o mesmo clima aconchegante.

Durante a semana, o almoço é servido no estilo self service. Já à noite e aos finais de semana, o serviço à la carte varia de acordo com a sazonalidade (há opções vegetarianas e veganas). O trio de homus e a pupunha na brasa são boas pedidas de entrada. Para o prato principal, o cardápio é extenso, contemplando desde sanduíches e crostatas até massas, moqueca e cordeiro da Patagônia.

Como uma entusiasta por doces, o que me brilha os olhos é o cardápio de sobremesas. A torta de maçã é assada no forno à lenha e chega à mesa como deve ser: quentinha e com uma crosta crocante. A lista de doces traz também cheesecake, bolo de chocolate, torta de limão e uma mousse de chocolate bem aerada. Tem também a opção de brownie com calda de chocolate e gelato de maracujá vegano — esta vem da gelateria Nero, no centro de Vinhedo.

Para acompanhar, o local tem uma linda adega de vinhos orgânicos e biodinâmicos, mas também chama a atenção os drinks sem álcool e os refrigerantes artesanais de gengibre e abóbora (este último deve agradar quem gosta de doce de abóbora cristalizado). Confira o cardápio completo aqui.

Aproveite e conheça: Vinhedo fica a menos de dez quilômetros de Louveira e você pode dar uma esticada para conhecer a  Casa San Fior, um empório onde Antônio Nelson Pagotti e sua filha Simone vendem frutas colhidas nas fazendas da família — não deixe de degustar o suco de uva Niágara. Ambas as cidades integram o Circuito das Frutas, onde produtores de frutas de mesa costumam abrir suas propriedades para visitação. Quem aprecia vinhos, pode incluir no roteiro o passeio até a bonita Vinícola Micheletto, que organiza tours pelos parreirais com degustação. Se você estiver com crianças, pode aproveitar para seguir por cerca de 20 minutos até Itatiba, onde o Zooparque abriga 1.200 animais de 180 espécies, e ainda tem um Museu de História Natural, que narra a Pré-História brasileira por meio de réplicas de fósseis, reproduções do ambiente e painéis explicativos (saiba mais aqui).

Campinas, a 94 km de São Paulo

Sítio São José

Estr. do Fogueteiro, s/n - Zona Rural

O ideal de fazenda criado pelos filmes se materializa no Sítio São José, com suas plantações, cavalos, galinhas e até sapos caindo na lagoa. A propriedade da família Abacherly abre as portas apenas aos finais de semana para servir café da manhã e almoço (R$ 50 buffet à vontade). Aqui o principal ingrediente é o milho, que vai no curau, no bolo, no suco e na pamonha. E nada de milho enlatado por aqui: agrada até quem não gosta de pamonha, e isso eu digo com propriedade.

Além da comida, o sítio também atrai visitantes pela experiência rústica de andar a cavalo (ou pônei, no caso das crianças) e ver a criação de vacas, cabras, patos, galinhas e porquinhos da índia, que são protegidos por muitos cães simpáticos. O lugar ainda tem uma estufa de suculentas, uma plantação de morangos e um orquidário.

Aproveite e conheça: a área rural onde a fazenda está localizada é mais próxima da cidade de Indaiatuba do que da área urbana de Campinas. Para não se perder, a dica é ir até o aeroporto de Viracopos, onde há placas indicando o caminho. Se quiser estender o passeio para a cidade vizinha, o Parque do Mirim está a menos de 20 minutos de carro dali. O parque foi construído ao redor de uma represa, onde é possível pescar, caminhar e visitar um mirante e um museu.

O programa Sabor de SP, criado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, mapeou regiões e criou circuitos gastronômicos; são eles: o Circuito das Frutas, o Caminho do Queijo, a Rota das Flores e o  Roteiro dos Bandeirantes.

Quer ir mais longe? Esticadas para comer entre 100km e 150km de São Paulo

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade