Você sabe dizer quais são os documentos para a sua viagem?

10 nov 2017
08h00

Imagine chegar para fazer o check-in do seu voo e perceber que esqueceu um documento importante? Ninguém merece, certo? Por isso, é importante checar com antecedência todas as exigências para que sua viagem seja tranquila.  

Saber os documentos necessários na hora de embarcar em uma viagem é imprescindível para não ter complicações.
Saber os documentos necessários na hora de embarcar em uma viagem é imprescindível para não ter complicações.
Foto: monkeybusinessimages - iStock

Se você, brasileiro, está indo para algum outro Estado do País ou para algum país integrante do bloco Mercosul – Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador ou Peru –, basta apresentar um documento original.

Para passageiros maiores de 12 anos, são aceitos: carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo ou pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.

Caso um destes documentos tenha sido furtado, roubado ou extraviado, é possível embarcar com a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Se o passageiro for menor de 12 anos, além do passaporte e carteira de identidade original ou cópia autenticada, a certidão de nascimento também serve como comprovação.

Estrangeiros de fora de países do Mercosul que precisam embarcar em um voo nacional precisam, necessariamente, apresentar o passaporte. Caso sejam de um dos países listados, são aceitos ainda o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Protocolo de Renovação expedido pelo Departamento de Polícia Federal. Caso morem no Brasil (residentes), valem identidades diplomáticas e consulares ou cédulas de identidade originais. Todos os documentos precisam estar dentro do prazo de validade.

Para voos internacionais a países membros do Mercosul, pode-se usar um RG original, Registro de Identidade Civil original, Cédula de Identidade de Estrangeiro original ou, claro, o passaporte.

Fique atento também à exigência de visto para alguns países.

Destinos da GOL que exigem visto:

·         Barbados (exceto para estadia inferior a 6 meses)

·         Estados Unidos (destino operado junto a companhias aéreas parceiras)

·         Panamá (exceto para estadia inferior a 180 dias para turismo)

·         República Dominicana (exceto para brasileiros, que podem obter um Cartão de Turista na chegada para estadia inferior a 30 dias)

·         Suriname (exceto para estadia inferior a 3 meses. Neste caso, é cobrada taxa de 100 dólares)

·         Trinidad e Tobago (exceto para estadia máxima de 3 meses. É exigido bilhete de retorno)

Antes de comprar sua passagem, consulte o consulado do país para checar a necessidade de visto, já que as regras variam. 

http://www.voegol.com.br/novagol #NOVAGOL

Fonte: TC
publicidade