Equipamentos especiais: o que posso levar no avião?

22 dez 2017
08h00

Violão, TV, prancha de surf...como transportar estes objetos em uma viagem de avião? Apesar de parecer complexo, é muito mais fácil do que parece. Como cada item tem sua peculiaridade, separamos todas as dicas para que você tenha uma viagem tranquila!

Foto: ViewApart - iStock

Instrumentos musicais

Qualquer instrumento que respeitar as dimensões da bagagem de mão (10 kg e 40 cm x 25 cm x 55 cm), pode ser levado no avião. Caso ultrapasse o limite, o item precisa ser despachado em um compartimento rígido e apropriado para transporte. Se você estiver levando um violoncelo ou berimbau, é possível ainda comprar um assento extra para levar na cabine da aeronave.

Materiais esportivos

Pranchas de surfe, ski e snowboard devem ser despachados em suas respectivas capas; já o skate precisa ir com algum tipo de proteção de qualquer material, como um saco ou mesmo plástico bolha. A ideia é uma trilha de bike? Então, sua bicicleta deve estar embalada. Se ela tiver aro superior a 20, os pedais precisam ser removidos e embalados em espumas. O guidão vai virado paralelamente ao quadro e a roda dianteira retirada para ser afixada.

TVS e Computadores

As televisões podem ser despachadas desde que estejam embaladas adequadamente e com o adesivo "Frágil". No entanto, preste atenção com as dimensões: só são permitidos aparelhos de LCD, plasma ou LED com até 62 polegadas e 45 kg. Desktops também são aceitos como bagagem despachada na embalagem, mas devem estar dentro do limite do peso.

Eletrodomésticos

Geladeiras e freezers não são permitidos em aeronaves por conter um gás perigoso, mas batedeiras, cafeteiras e eletrodomésticos similares são aceitos na bagagem de mão ou no despache, desde que estejam embalados da maneira correta.

Fogões, máquinas de lavar e outros aparelhos maiores não são levados por conta do peso. Mas assim como para qualquer objeto maior, os serviços da Gollog – transporte de cargas da GOL - podem ser consultados.

Se houver qualquer irregularidade, o embarque poderá ser recusado.

https://voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/o-que-pode-levar-na-bagagem #NOVAGOL

Fonte: TC
publicidade