Estes quatro fatos históricos vão lhe deixar de boca aberta

24 nov 2017
11h00

A boca exerce uma função de inigualável importância no corpo humano. É o início do aparelho digestivo e é onde ocorre nossa primeira digestão. É o que nos permite conversar, beijar e fazer outras milhares de atividades todos os dias. Ainda que estejamos acostumados as peculiaridades da cavidade oral, existem muitas coisas que não sabemos sobre ela.

Foto: Thinkstock

Ao longo dos séculos, a boca foi cercada por muitas crenças, e inclusive considerada um órgão diabólico. Estes são quatro fatos curiosos sobre a cavidade oral que você provavelmente não sabia:

1: Até o século XVIII, as doenças orais e a dor dental não eram consideradas resultado de uma má higiene dental, mas tomadas como uma punição enviada por Deus.

2: A primeira pasta de dente na história foi criada pelos egípcios de 5000 a.C. Os ingredientes incluíam flores que seriam esmagadas em conjunto com pimenta, sal e folhas de menta. Já durante o século XIX, a pasta de dentes tornou-se popular no Reino Unido. Ela era feita de sal ou giz.

3: A cárie dental era, nos seus primórdios, uma doença de pessoas ricas. Ela surgiu quando, no século XVIII, o açúcar se tornou um ingrediente popular entre as classes mais altas, o que levou muitos médicos a se especializarem em odontologia.

4: Há muitas décadas, as próteses eram feitas com o uso de dentes extraídos de criminosos executados. Os campos de batalha foram grandes fornecedores de peças dentais e, na Grã-Bretanha, os dentes de Waterloo tornaram-se muito populares.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade