Prejuízos do consumo de carne processada
A carne processada é uma carne que foi preservado através do processo de curação, salteamento, defumação, desidratação ou colocada em latas; como por exemplo, salsichas, salame, bacon, presunto, carne curada e salteada, enlatada, defumada e ressecada. A carne processada tem sido constantemente relacionada com efeitos danosos à saúde. É possível que essas relações sejam parcialmente devido ao fato de pessoas que comem carne processda tendem a realizarem outras coisas que não estão associadas com uma saúde boa. No entanto, estudos continuam encontrando relações entre o consumo de carne processada e várias doenças crônicas.
Os compostos N-nitrosos como a nitrosamina são creditados como as substâncias responsáveis pelos efeitos adversos do consumo da carne processada. A defumação é um dos métodos mais antigos de preservação da carne e, normalmente usa uma combinação de salteamento ou de desidratação levando a formação de várias substâncias potencialmente deletérias. Entre elas incluem os hidrocarbonos aromáticos policíclicos (PAHs). Vários estudos associam os PAHs com o desenvolvimento de câncer.
As aminas heterocíclicas (HCAs) são uma classe de compostos químicos formados quando a carne ou peixe são cozinhados sob altas temperaturas e, o seu consumo excessivo pode causar câncer. O consumo excessivo de sal pode ter um papel na hipertensão e na doença cardíaca, especialmente naqueles que tem uma condição chamada de hipertensão sensitiva ao sal. Além disso, vários estudos observacionais indicam que dietas com muito sal podem aumentar o risco de câncer de estômago, pois podem elevar o crescimento da bactéria H.pilory, uma das grandes responsáveis por esse tipo de câncer.
Referência
http://authoritynutrition.com/why-processed-meat-is-bad/