Papa Francisco apresenta melhora e prognóstico deixa de ser ‘reservado’; entenda
Santo Padre segue sem ter previsão de alta
O Papa Francisco continua melhorando, segundo o último boletim divulgado pelo Vaticano na noite desta segunda-feira, 10. De acordo com os médicos, após as respostas dos exames de sangue, a objetividade clínica e a boa resposta aos medicamentos, resolveram retirar o prognóstico "reservado" do Santo Padre.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O que é prognóstico reservado: o termo é amplamente utilizado na medicina e indica que não há como prever, naquele momento, as chances de recuperação do paciente. De acordo com o infectologista Igor Thiago Queiroz, da Sociedade Brasileira de Infectologia, esse quadro indica "difícil tratamento", e pode até ser revertido, embora as chances sejam menores.
Ainda segundo o boletim, devido à complexidade do quadro clínico, será necessário que o Papa siga em tratamento por mais alguns dias. Na manhã desta segunda, Francisco participou de algumas atividades.
“Nesta manhã, o Santo Padre pôde acompanhar os exercícios espirituais em conexão com a Sala Paulo VI, depois recebeu a Eucaristia e foi à capela de seu apartamento particular para um momento de oração. À tarde, participou novamente dos Exercícios Espirituais da Cúria, acompanhando-os por vídeo. Durante o dia, alternou oração e descanso”, disse o Vaticano.
Papa expressa pesar pelas vítimas das enchentes na Argentina
Mais tarde, o Papa lamentou as vítimas das enchentes que atingiram Bahía Blanca, na Argentina. Mais de 10 pessoas morreram e três seguem desaparecidas após uma tempestade histórica ter atingido a região na semana passada.
Em um telegrama enviado a dom Alfonso Azpiroz Costa, arcebispo da cidade, ele desejou “proximidade espiritual a toda a população" e que reza a Deus para “conceder conforto àqueles que sofrem nestes momentos de dor e incerteza”.