Tempestade histórica causa inundações e deixa seis mortos na Argentina; veja
Segundo imprensa argentina, pontes desabaram e o asfalto cedeu em ruas e avenidas
Um temporal histórico causou inundações e deixou seis mortos nesta sexta-feira, 7, em Bahía Blanca, na Argentina. Segundo o serviço meteorológico argentino, foi registrado uma quantidade recorde de chuva. Mais de 300 mm caíram em apenas cinco horas, deixando a cidade completamente debaixo d’água e as autoridades em alerta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações do La Nación, um dos principais jornais do país, o prefeito de Bahía Blanca, Federico Susbielles, declarou que a situação era crítica e que mais de mil pessoas precisaram ser evacuadas. As autoridades não descartam um número maior de mortos devido à “magnitude do desastre climático”.
“Neste momento, grande parte da cidade continua submersa, por isso, peço aos moradores que tomem extremo cuidado e não trafeguem em vias públicas. Estamos trabalhando desde o início desta tragédia com máquinas municipais e recursos do Exército, Bombeiros, Polícia de Buenos Aires, Defesa Civil e Prefeitura Naval para poder chegar a cada um dos moradores afetados de Bahía Blanca”, disse.
O transporte público e os serviços nos aeroportos foram suspensos devido às condições das pistas. Os serviços de saúde também foram afetados após as unidades de saúde ficarem inundadas. Segundo o município, estão tentando tratar as vítimas “da melhor forma possível”. No momento, a cidade está completamente isolada, e alguns locais estão sem energia.
Duas pontes desabaram, e o asfalto cedeu em ruas e avenidas. Um alerta “laranja” foi emitido na quinta-feira, 6, alertando sobre a chegada do temporal. Em vídeos, que estão circulando nas redes sociais, é possível ver a força da água arrastando veículos e pedaços de rua e calçada. Confira:
🚨⚠️ HISTÓRICO TEMPORAL EN BAHIA BLANCA.
La ciudad quedó COLAPSADA por las abundantes lluvias que se registran desde la madrugada. Se acumularon mas de 300 mm y hay ALERTA ROJA del SMN.
Se reportan masivas inundaciones, cortes de luz y hay hospitales colapsados.
Desolador. pic.twitter.com/dbBiS2zp8t
— Tormentas de Zona Sur (@SurTormentas) March 7, 2025
#URGENTE | Graves inundaciones en #BahíaBlanca con el avance de tormentas severas. Cerca de 150 mm en apenas 2 horas, con un proyección de mucha mas lluvia en las próximas horas.
Se reportan problemas en las comunicaciones por celularpic.twitter.com/X98Ca3yXIc
— Clima MeteoFedex ⛈ (@MeteoFedex) March 7, 2025
El centro de Bahía Blanca parece arrasado por un tsunami.
Así se ve desde casa, pero hay lugares con mucho más caudal.
Seguimos en alerta roja. pic.twitter.com/fG9qbf8b03
— Damián Tato Vallejos (@tatovallejos) March 7, 2025
Alerta continua para mais duas cidades
Além de Bahía Blanca, Mar del Plata e Área Metropolitana de Buenos Aires estão em estado de alerta para tempestades fortes e queda da temperatura, segundo o Serviço de Meteorologia Nacional argentino.