PUBLICIDADE

7 formas para deixar o corpo mais resistente no frio

Nutricionista mostra que alimentos ricos em nutrientes e vitaminas deixam o organismo resistente, ficando menos suscetíveis aos resfriados

14 abr 2021
0comentários
Publicidade
7 formas para deixar o corpo mais resistente no frio
7 formas para deixar o corpo mais resistente no frio
Foto: Getty Images / Sport Life

Em abril as temperaturas ficam mais amenas, os dias mais curtos e as noites mais longas. Por isso, o aparecimento de resfriados fica mais propenso. Contudo, podemos deixar nosso corpo mais resistente com os cuidados com a saúde e uma alimentação balanceada, conforme ressalta Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox.

"Doenças como gripes acometem as pessoas com sistema imunológico frágil e uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas pode ajudar a reforçar as defesas do organismo. Opte pelo consumo de frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras para variar o cardápio e manter o organismo mais resistente", pondera a especialista.

Nas estações mais frias, costuma-se ingerir alimentos ricos em calorias, uma vez que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. "Uma dica é preparar alimentos chamados comfort foods para aquecer o organismo, mas que não necessariamente são hipercalóricos", orienta Júlia Canabarro.

As 7 dicas para o corpo resistente

A nutricionista lista dicas importantes para nosso corpo fique resistente, seguindo na alimentação saudável e manter a saúde e o bem-estar:

1) Consuma alimentos ricos em vitamina C: alimentos que possuem alta concentração dessa vitamina têm o poder de ajudar na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, podem reduzir as chances de anemia ao favorecer a absorção de ferro e aumentam a imunidade.

2) Tente ingerir uma menor quantidade de produtos industrializados.

3) Aposte em sopas com legumes, verduras e proteínas magras. Pois é uma comida que vai aquecer o corpo, deixá-lo resistente, e ainda dar aquela sensação de conforto e saciedade.

4) Evite alimentos calóricos e cheios de gorduras. O corpo pode pedir por alimentos calóricos para tentar se aquecer e manter a temperatura corporal. Então, nesses casos, procure por chás quentes e café com canela.

5) Beba água: independente da estação e das temperaturas, a água é fundamental para o funcionamento do corpo. Mas, nessa época, o organismo também precisa de água para se manter hidratado e resistente, mesmo se não sentir sede.

6) Para os chocólatras, é possível comer chocolate, mas investindo em um meio amargo ou no amargo - eles têm maior teor de cacau, dão energia e são fontes de gorduras boas.

7) Consuma alimentos que deem mais saciedade. Frutas com aveia ou farelo de aveia, abacate, batata doce e cereais integrais são ótimas opções para que ele fique satisfeito e mais resistente mesmo com o frio.

Sport Life
Publicidade
Publicidade