Alimentos que diminuem os níveis de testosterona
A testosterona é um hormônio sexual que desempenha um papel poderoso na saúde. A manutenção de níveis saudáveis ??de testosterona é importante para ganhar massa muscular, melhorar a função sexual e aumentar a força. Para não mencionar, alterações nos níveis de testosterona foram associadas a uma série de condições de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e problemas cardíacos. Enquanto muitos fatores estão envolvidos na regulação da testosterona, uma dieta saudável é a chave para manter os níveis sob controle e impedi-los de cair muito. Estudos em animais e humanos descobriram que certos compostos em alimentos à base de soja podem diminuir os níveis de testosterona, mas a pesquisa ainda é inconclusiva.
Alguns estudos mostram que a hortelã e a hortelã-pimenta podem causar uma diminuição nos níveis de testosterona, mas até agora as pesquisas se concentraram nos efeitos sobre mulheres ou animais. Raiz de alcaçuz demonstrou diminuir significativamente os níveis de testosterona em homens e mulheres. A maioria dos óleos vegetais é rica em gordura poliinsaturada, o que tem sido associado com a diminuição dos níveis de testosterona em alguns estudos. A linhaça é rica em lignanas e ácidos graxos ômega-3, os quais podem estar associados a níveis reduzidos de testosterona.
Os alimentos processados ??são frequentemente ricos em gorduras trans, que demonstraram diminuir os níveis de testosterona e prejudicar o desempenho reprodutivo em estudos em humanos e animais. Alguns estudos descobriram que o consumo de álcool pode diminuir a testosterona nos homens, mas a pesquisa mostrou resultados conflitantes. Um estudo descobriu que nozes e amêndoas aumentaram os níveis de SHBG, uma proteína que se liga à testosterona em seu corpo. As nozes também são ricas em gorduras poliinsaturadas, que podem estar ligadas a níveis mais baixos de testosterona.
Referência
Armanini, D. ET al. Licorice reduces serum testosterone in healthy women. Steroids. 2004 Oct-Nov;69(11-12):763-6.
Mederos, M. A. ET al. Can Serum Testosterone Be Used as a Marker of Overall Health?. Rev Urol. 2015;17(4):226-30.
Nagata, C. ET al. Relationships between types of fat consumed and serum estrogen and androgen concentrations in Japanese men. Nutr Cancer. 2000;38(2):163-7.