Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja como reduzir a pressão familiar no processo de vestibular

A comunicação aberta e o estabelecimento de limites ajudam a enfrentar esse tipo de desafio

11 ago 2024 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

O período de vestibular é uma fase desafiadora para muitos jovens. Além das expectativas e preocupações pessoais, a pressão familiar pode se tornar um peso extra. Angelita Traldi, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, ressalta que essa pressão pode se apresentar de diferentes maneiras.

A pressão familiar durante o vestibular pode intensificar o estresse e a ansiedade dos estudantes
A pressão familiar durante o vestibular pode intensificar o estresse e a ansiedade dos estudantes
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

"Desde expectativas implícitas sobre o desempenho acadêmico até cobranças diretas sobre a escolha da carreira, os estudantes muitas vezes se sentem sobrecarregados pelo peso das expectativas familiares. É importante reconhecer que, embora essas expectativas possam surgir de um lugar de amor e desejo pelo sucesso do estudante, elas também podem contribuir para o estresse e a ansiedade", afirma.

A comunicação aberta e o estabelecimento de limites saudáveis ajudam a mitigar a pressão familiar durante o vestibular
A comunicação aberta e o estabelecimento de limites saudáveis ajudam a mitigar a pressão familiar durante o vestibular
Foto: pics five | Shutterstock / Portal EdiCase

Importância da comunicação aberta e honesta

Para mitigar os efeitos da pressão familiar no processo de vestibular, a psicóloga recomenda ter uma comunicação aberta e honesta com a família, expressando preocupações e expectativas de maneira clara para reduzir a tensão e promover um ambiente de apoio mútuo.

"Também é importante estabelecer limites saudáveis durante o período de preparação, assim como buscar apoio externo com outras fontes, como amigos, professores e orientadores vocacionais, visto que essas pessoas podem oferecer perspectivas diferentes e ajudar a aliviar o peso familiar", afirma a especialista.

Cuidado com a saúde mental e física

E outro processo fundamental nesse período é o autocuidado com a saúde mental, física e emocional. "Os vestibulandos devem reservar tempo para atividades relaxantes que ajudem a aliviar o estresse desse período, assim como buscar profissionais para auxiliar nesse processo por meio do autoconhecimento", finaliza a professora. 

Por Bianca Lodi Rieg

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade