Pessoa que demora para responder, mas está sempre online: a psicologia explica o que isso significa
Esse comportamento comum nas redes sociais pode dizer mais sobre o estado emocional do que parece.
Você já viu alguém ficar "online" o dia inteiro, postar stories, curtir publicações… e, mesmo assim, demorar horas (ou dias) para responder uma mensagem? Esse comportamento costuma gerar interpretações rápidas, como desinteresse ou falta de consideração. Mas, segundo a psicologia, a explicação pode ser bem mais complexa do que parece.
De acordo com a psicóloga Thais Teixeira, estar conectado não é sinônimo de estar disponível emocionalmente. "Estar online indica acesso e presença digital, mas não significa disponibilidade emocional, cognitiva ou relacional naquele momento", explica. Ou seja, a pessoa pode até estar com o celular na mão, mas sem energia mental para interagir.
Leia mais: O que significa quando uma pessoa só pensa em tudo de ruim que pode acontecer no futuro?
Estar online não é o mesmo que estar disponível
Na perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental, a demora para responder pode ter relação com pensamentos automáticos que levam à evitação. "Pode surgir a ideia de que a conversa vai ser longa, de que não se sabe o que dizer ou de que não há energia naquele momento", afirma Thais. Segundo ela, o cérebro passa a associar a mensagem a uma possível demanda, gerando desconforto e fazendo com que adiar a resposta pareça um alívio imediato.
...
Veja também
Vício em redes sociais: descubra sinais que indicam dependência digital
Como pode alguém ser tímido e extrovertido ao mesmo tempo? Essa é a explicação, segundo psicóloga
Por que adolescentes tiram foto com a mão no rosto, de acordo com a psicologia?