Passei aspirador de pó a vida toda e, de repente, descobri que estava fazendo tudo errado. Podemos até estragar a máquina
Uma tarefa aparentemente simples, mas para a qual é recomendável tomar algumas precauções básicas.
Muitos de nós vimos e aprendemos a aspirar nossas casas desde pequenos, quando aspiradores de pó robóticos ainda eram coisa de ficção científica. É uma tarefa cansativa que cada pessoa realiza da melhor forma que sabe, muitas vezes sem parar para pensar se existe um jeito mais adequado de fazê-la.
Na verdade, existem algumas ações que fazemos nessa rotina que parecem normais, mas que não são recomendadas pelos fabricantes de aspiradores de pó. Mas, convenhamos: quem lê e se lembra do breve e enigmático manual de instruções que costuma acompanhar esses aparelhos?
Nesse contexto, a OCU (Agência Espanhola de Proteção ao Consumidor) publicou um guia interessante sobre os erros mais comuns cometidos ao aspirar em casa. Alguns deles são mais frequentes do que imaginamos e podem trazer consequências bem negativas para a máquina.
Leia mais: Se você troca os lençóis uma vez por semana, está fazendo errado: esta é a frequência correta
Aspirar líquidos: sim ou não?
Se você deixa cair um copo, uma xícara ou outro objeto com líquido, pode ficar tentado a aspirá-lo, principalmente se houver poeira e sujeira ao redor. No entanto, se o seu modelo não for projetado especificamente para aspirar tanto seco quanto molhado, você estará cometendo um grande erro.
Como destaca a OCU, "a maioria dos aspiradores de pó domésticos não foi projetada para permitir a entrada de líquidos em seu interior".
...
Veja também
É assim que você deve começar o dia depois dos 40: quatro rotinas essenciais
É por isso que muitas casas estão cobrindo as maçanetas com papel alumínio