PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pará registra mais uma morte causada pelo vírus da raiva

Cinco casos foram confirmados, quatro morreram e um paciente permanece internado

30 mai 2018 - 14h45
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) divulgou nesta quarta-feira (30) a morte de uma criança de 10 anos no Estado, vítma do vírus da raiva humana. Ela estava internada na Santa Casa, em Belém.

A criança morreu na tarde de terça-feira (29). Três pacientes estão internados em estado grave, dois estão no Hospital da Santa Casa, na capital, e um no Hospital Regional de Breves, no Marajó.

Este é o quinto caso confirmado laboratorialmente, entre 14 notificações de suspeita da doença em Melgaço, no Marajó. Quatro pessoas morreram e um paciente está internado. O número de mortes pela doença já totaliza nove, sendo que quatro pessoas não tiveram material coletado para exame e uma ainda espera o resultado.

Na comunidade Pimental, uma região a 70 km de Melgaço, cerca de mil pessoas estão sendo vacinadas contra a raiva e recebem mosquiteiros para evitar a mordida de morcegos hematófagos.

O quadro dos pacientes são semelhantes, apresentando sintomas como dor abdominal, febre, dor de cabeça, dispneia e sinais neurológicos como paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia, desorientação, hidrofobia e hiperacusia.

Pessoas em áreas de risco devem se vacinar contra a doença
Pessoas em áreas de risco devem se vacinar contra a doença
Foto: Natali_Mis / iStock

O que é raiva?

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados - geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção. Veja como funciona a vacina contra a raiva, clicando aqui.

Veja mais

Operários consertam 'trilha mais perigosa do mundo' a 2 mil metros de altura:
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade