Cinco frases que os pais mais inteligentes emocionalmente usam com seus filhos e que são melhores do que "não chore"
A psicologia reconhece a importância de aprender a lidar com as emoções desde cedo.
O neuropsicólogo infantil Álvaro Bilbao afirma que "sempre que uma criança chora, é por um bom motivo, já que o choro é uma resposta adaptativa, completamente involuntária, que busca reduzir o desconforto". As crianças choram para diminuir os níveis de cortisol e também para se expressar. Quando dizemos para que não chorem, mesmo com boas intenções e em um tom carinhoso, o que fazemos, na prática, é invalidar suas emoções.
É natural querer consolar uma criança quando ela chora, especialmente quando, como pai ou mãe, você a vê sofrendo emocional ou fisicamente. No entanto, aliviar essa dor não significa dizer "não chore", explica a especialista em parentalidade e terapeuta infantil Kelsey Mora.
Segundo ela, essa frase pode fazer com que a criança sinta que suas emoções e lágrimas são erradas, principalmente quando está com dor ou passando por um momento difícil. Se queremos ensiná-la a lidar melhor com o que sente, pedir que reprima uma emoção acaba sendo um tiro no pé. Não estamos apenas negando um comportamento, mas também invalidando a criança e o que ela sente.
Em entrevista à CNBC, Mora compartilhou cinco frases alternativas que podem ser usadas no lugar de "não chore" para fortalecer a confiança e a inteligência emocional dos pequenos.
Leia mais: Se você quer que seu filho te obedeça, precisa incluir essas 6 práticas na rotina da família
1. "Chorar não tem problema, eu estou com você"
...
Veja também
Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia
Pediatra revela sinal precoce em bebês associado ao diagnóstico de autismo
3 coisas que crianças não deveriam fazer, mas são normais hoje em dia