PUBLICIDADE

Cirurgiões removem mais de 4 mil pedras da vesícula de homem

Paciente sentiu dores abdominais por anos antes de descobrir os cálculos

6 jun 2018 - 14h27
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante anos Yogesh Yeole, dono de uma loja de ferragens na Índia, sofria de fortes dores abdominais. Em uma consulta médica ele descobriu que estava com cálculo biliar e passou por uma cirurgia, em que os médicos removeram 4.100 pedras da vesícula biliar, conforme noticiado pelo site britânico Daily Mail.

Os cálculos biliares retirados do homem mediam entre 2 e 4 mm e a cirurgia durou cerca de duas horas e meia. O procedimento foi realizado no Hospital Krishna, em Nashik, pelo cirurgião Amit Sharad Kele, que ficou espantado com a quantidade de pedras encontradas na vesícula biliar do homem.

Os especialistas afirmam que ainda não está claro a causa dos cálculos biliares de Yeole. Normalmente, a bile contém substâncias químicas suficiente para dissolver o colesterol excretado pelo fígado. Mas se o fígado excreta mais colesterol do que a bile pode dissolver, o excesso pode se transformar em cristais e, eventualmente, em pedras. Após a cirurgia ele conseguiu se recuperar totalmente.

Em entrevista ao site Daily Mail, o especialista Sharad Kele contou que Yeole não tinha um histórico médico prévio significativo e que procurou ajuda em 25 de maio. Para o diagnóstico do homem foi realizado ultrassonografia, tomografia computadorizada, teste de função hepática e um teste para descobrir se havia alguma inflamação do pâncreas.

"A tomografia computadorizada não mostrou cálculos biliares, porque eles são radiotransparentes, o que significa que eles são totalmente transparentes à radiação e quase totalmente invisíveis em fotografias de raios-X", explicou Sharad ao Daily Mail.

O que é cálculo biliar?

Cálculos biliares são depósitos duros como cristais de rocha que se formam dentro da vesícula biliar. Os cálculos biliares variam em tamanho. Eles podem ser do tamanho de um grão de areia, como também podem ser grandes como uma bola de golfe. Algumas pessoas desenvolvem apenas um cálculo biliar, enquanto outras podem desenvolver mais de um.

Veja também

Vulcão de Fogo tem nova erupção na Guatemala:
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade