Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sair para festejar e não lembrar de muita coisa na manhã seguinte: a ciência já sabe o que acontece com o seu cérebro

Pesquisas revelam que alterações químicas impedem o cérebro de consolidar experiências e podem deixar consequências além da ressaca

5 fev 2026 - 17h17
Compartilhar
Exibir comentários
StockLab/Shutterstock
StockLab/Shutterstock
Foto: Minha Vida

Depois de uma noite intensa de festa, uma frase costuma se repetir: "bebi tanto que tive um branco". Durante anos, a cultura popular tratou esses episódios como se o álcool funcionasse como uma borracha capaz de apagar lembranças do cérebro. A realidade, porém, é diferente: não é que as memórias sejam apagadas, é que elas simplesmente nunca chegaram a ser formadas.

Nossos pais já avisavam que beber em excesso — e usar outras substâncias — podia "fritar o cérebro". E, em parte, eles tinham razão. Pesquisas e metanálises sobre o consumo de álcool e a saúde cerebral ajudam a explicar o que realmente acontece quando exageramos.

O que é o blackout

O que chamamos de "apagão" ou "lacuna" na memória depois de uma bebedeira é, tecnicamente, uma amnésia anterógrada, conhecida como blackout. Durante esse período, a pessoa pode continuar falando, andando — nem sempre em linha reta — e até mantendo conversas aparentemente normais. No entanto, o cérebro deixa de transferir informações da memória de curto prazo para a de longo prazo.

O principal envolvido nesse processo é o hipocampo, região que funciona como o centro de armazenamento das lembranças. É ali que as experiências do dia a dia são consolidadas para que possam ser recordadas depois.

...

Veja mais

Veja também

Alcoolismo: sintomas, diagnóstico e tratamentos

Perda de memória: o que pode ser e se tem cura

Ressaca: por que acontece, sintomas e como curar?

Coma alcoólico: o que é, sintomas e o que fazer

Se você aposta apenas em suplementos para a memória, está fazendo errado: Harvard indica estes alimentos naturais para o cérebro

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade