Explosão de ocitocina: saiba como os cachorros se sentem ao ver o tutor
Um estudo chinês mostrou que a troca de olhar entre humanos e cães gera reações químicas semelhantes à vivenciada entre pais e filhos
Você já teve curiosidade de saber como os seus cachorros se sentem e se eles também apreciam os momentos juntos? Para o especialista em comportamento animal Takefumi Kikusui, este sempre foi um questionamento recorrente, até que descobriu que uma simples troca de olhar entre um cão e seu tutor desencadeia uma série de reações químicas. E a principal delas está associada ao amor. Entenda:
Cachorros e emoções
Juntamente com um grupo de pesquisadores da Universidade Azabu, o estudioso reuniu 27 tutores e seus filhotes. Os profissionais, então, sugeriram um experimento: os participantes deveriam brincar e encarar os animais por 30 minutos. Para entender como as interações atuariam no corpo, no início e ao fim da tarefa, eles coletaram amostras de urina dos pets e humanos.
Assim, a pesquisa constatou que aqueles que se olharam por mais tempo apresentaram um aumento expressivo nos níveis de ocitocina, o hormônio do amor. No caso dos tutores, o crescimento foi de 130% e, no dos cachorros, de 300%. De acordo com os especialistas, essa reação ajuda a estabelecer vínculos, se assemelhando ao que ocorre entre pais e filhos.
"O relacionamento humano-cão é excepcional porque é uma forma de apego interespecífica", diz o estudo, publicado na revista de pesquisa 'Science'.
Eles ressaltam ainda que a presença da substância corporal explica porque os tutores adquirem uma relação tão próxima com os pets. Ademais, para além do fortalecimento da conexão, segundo o levantamento, a liberação hormonal favorece o bem-estar. Isso porque a ocitocina não é responsável somente pelo amor, mas pelo relaxamento e redução da ansiedade.
Estudo aponta a personalidade de pets pelo olhar
Você sabia que os cachorros têm diferentes personalidades e elas podem ser detectadas pelo olhar? Foi isso que apontou um estudo, feito por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd e publicado na revista científica, Animals. De acordo com os estudiosos, o contato visual ainda revela detalhes sobre o vínculo do animal com os tutores. Confira a matéria completa.