É por isso que sua pele parece mais envelhecida no inverno. Especialista explica o que fazer para reverter isso
Sua pele fica opaca, ressecada e com mais linhas no inverno? Veja o que causa isso e como recuperar o viço com os cuidados certos.
O tempo frio e seco do inverno pode afetar significativamente a saúde da pele, tanto do rosto quanto do corpo. A aparência mais ressecada e opaca pode ser facilmente confundida com sinais de envelhecimento.
Embora não seja verdade que a pele envelhece mais nessa estação, é fato que ela exige cuidados especiais para conter o ressecamento — que pode agravar problemas já existentes, como flacidez, rugas, linhas de expressão, manchas e olheiras.
Leia mais: Se você quer afinar o rosto, deve seguir essas 4 práticas simples
O que hábitos do dia a dia têm a ver com o envelhecimento precoce da pele?
Durante o inverno, a pele tende a sofrer com a hidratação reduzida — especialmente no rosto — por perder mais de 25% da sua capacidade de reter umidade. Isso a torna mais fina e menos elástica. Além disso, a baixa presença de lipídios (gorduras naturais responsáveis por nutrir e proteger a pele) compromete sua capacidade de regeneração.
Com a queda da umidade do ar, o vento, o clima seco e a menor transpiração, a água da pele evapora com mais facilidade. Isso compromete a elasticidade e realça uma aparência ressecada, áspera e sem brilho. Dependendo das temperaturas enfrentadas, a pele pode até rachar e descamar, ganhando um aspecto cansado e sem vitalidade — bem distante do que se espera de uma pele jovial: hidratada, viçosa e luminosa.
...
Veja também
Sem gastar na farmácia: o que há na sua cozinha para melhorar sua pele
Como hidratar a pele do corpo muito ressecada