Virginia corta açúcar da dieta e sente fome excessiva; nutricionista explica o motivo
Virginia Fonseca fez uma mudança radical em sua vida recentemente: ela decidiu cortar o açúcar da dieta e revelou recentemente que tem sentido uma "fome absurda" desde que tomou essa decisão.
Será que existe relação entre o corte de açúcar e o aumento da fome?
"Quando falamos em açúcar, estamos nos referindo principalmente ao açúcar simples, que tem rápida absorção. Ele gera picos de glicose no sangue e, em seguida, quedas rápidas. Esse sobe e desce pode aumentar a sensação de fome logo depois. Quando a pessoa corta o açúcar, o organismo passa por uma fase de adaptação: como não há mais esse 'pico de energia' imediato, o corpo pode interpretar como falta de energia e enviar sinais de fome", explica a nutricionista esportiva Ruth Egg.
A especialista diz que isso é um efeito passageiro. "Até que o metabolismo se acostume a obter energia de fontes mais estáveis, como proteínas e carboidratos complexos", complementa.
Uma alternativa para reduzir essa sensação e desejo de comer mais é substituir o açúcar simples por alimentos que mantenham a glicemia mais estável, como, por exemplo:
- Frutas inteiras, que além do açúcar natural trazem fibras
- Vitaminas e minerais
O ideal é priorizar refeições com carboidratos complexos - como aveia, batata-doce, arroz integral - combinados com proteínas (ovos, queijos magros, iogurte natural) e gorduras boas, como castanhas e azeite.
"Essa combinação reduz a fome porque aumenta a saciedade e evita picos glicêmicos. Além disso, manter boa hidratação é essencial, já que muitas vezes confundimos sede com fome", complementa Ruth.