PUBLICIDADE

Benefícios da aveia: 5 vantagens para quem faz musculação

Ingrediente versátil é capaz de auxiliar tanto o ganho de massa muscular como a definição

22 mai 2024 - 19h12
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O benefícios da aveia são inúmeros. Afinal, o carboidrato, além de ser extremamente versátil nas receitas, ainda oferece diversas vantagens para o bem-estar do organismo. Mas, especificamente para quem faz musculação, o cereal também tem a capacidade de auxiliar na hipertrofia e na definição.

Benefícios da aveia
Benefícios da aveia
Foto: Shutterstock / Sport Life

"A aveia é rica em carboidratos complexos que aumentam a formação de ácidos graxos de cadeia curta no intestino. Ou seja, são substâncias importantes para modular a imunidade, manter a saúde das células do intestino (enterócito) e controlar processos inflamatórios", revela a nutricionista Laís Murta.

Benefícios da aveia para quem faz musculação

Dessa maneira, com a ajuda da também nutricionista, Talitta Maciel, separamos cinco bons motivos para você incluir o alimento na dieta. Confira:

1 - Melhora a disposição com energia saudável

Ao contrário de outros carboidratos simples, como massas e pães, a aveia é absorvida lentamente pelo organismo. Ou seja, essa digestão gradativa fornece uma energia constante e mais duradoura para a realização de tarefas diárias e atividades físicas, como a musculação. Segundo a nutricionista, a vitamina B, presente no alimento, também aumenta a sensação de disposição.

2 - Evita o colesterol ruim

As fibras solúveis, de acordo com a nutricionista, também desempenham importante papel no controle do colesterol. Além de facilitar o trânsito intestinal, a camada viscosa ainda reduz a absorção de colesterol dos outros alimentos ingeridos. Mais uma boa notícia: a aveia é um dos grãos mais ricos nesse tipo de fibra. E saúde é fundamental para quem quer hipertrofia.

3 - Boa fonte de carboidrato para diabéticos

Rica em fibras e com baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir a diabetes e pode ser uma excelente aliada das pessoas que já possuem a doença. "As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Ou seja, isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido", explica Talitta.

4 - Consumir aveia te ajuda a emagrecer

Todas essas características - abundância de fibras e alto índice glicêmico - também favorecem a perda de peso. Como a aveia é absorvida de maneira mais lenta pelo organismo, além de evitar picos de glicose no sangue e aumentar a disposição, ela também eleva a sensação de saciedade e evita que você sinta vontade de furar a dieta.

5 - Combate o intestino preso

Segundo Talitta, a betaglucana - fibra solúvel presente na aveia - é responsável por formar uma espécie de camada viscosa no sistema digestivo e regularizar o trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis, têm a função de aumentar o volume do bolo fecal. Fator que também facilita o funcionamento do intestino. Importante para quem precisa consumir muita proteína, por exemplo.

Fonte: Saúde em Dia.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade