PUBLICIDADE

3 formas de comer batata sem sair da dieta saudável

Apesar de a batata ser vista injustamente como um "alimento que engorda", ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

21 mai 2024 - 13h15
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está tentando emagrecer ou ter uma alimentação mais saudável, já deve ter ouvido aquela história de que é preciso cortar os carboidratos, entre eles a batata. Porém, isso não é o recomendado por vários especialistas, que reforçam que esse nutriente é muito importante para o organismo, o necessário é ingeri-lo com moderação e em conjunto com outros grupos alimentares.

Veja como deixar a batata saudável
Veja como deixar a batata saudável
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Ou seja, você pode sim comer aquela batata deliciosa de vez em quando - ela, inclusive, é saudável por ser rica nas vitaminas K, C e do complexo B, além de conter fósforo e potássio. O que importa mesmo é não exagerar e escolher as melhores formas de preparar esse alimento de maneira que ele não fique tão calórico e não faça mal para a saúde.

Por isso, a batata frita, por exemplo, deve ser evitada e comida apenas em ocasiões específicas. Ela é extremamente mais calórica do que outros preparos e pode ser maléfica para a saúde se em excesso.

A seguir, veja 3 formas de comer uma batata saudável e não tão calórica:

Batata assada

Esse preparo tem menos gordura e, por isso, é um dos mais saudáveis e menos calóricos, especialmente se não houver a adição de óleo ou ela for mínima. Uma dica interessante é assar a batata com casca, pois assim os nutrientes ficam mais conservados.

Se quiser algo mais diferente e saboroso, que tal rechear a batata com outros legumes ou mesmo com frango?

Batata cozida

Ainda menos calórica que a assada, a batata cozida é a opção ideal para quem está de dieta. Se for preparada no vapor e com casca melhor ainda, por manter mais os nutrientes. E não se esqueça de consumi-la junto com uma salada ou carne para diminuir o índice glicêmico.

Purê de batata

Essa é uma das maneiras mais tradicionais de preparar a batata. Se não feito com muita manteiga, margarina ou outros adicionais do tipo, o purê não tem muitas calorias, viu?

Ademais, o purê pode ser muito útil para quem não gosta muito de outros legumes. Isso porque esses alimentos podem ser adicionados junto com a batata e você não vai nem perceber muito. Funciona, por exemplo, com a cenoura e a abobrinha.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade