0

Produtos com conservantes podem irritar peles sensíveis

27 fev 2013
07h16
atualizado às 07h16
  • separator
  • 0
  • comentários

Indispensáveis no nécessaire, os produtos de beleza para cútis sensível podem esconder verdadeiros perigos para a saúde da pele, principalmente quando levam conservantes na fórmula. Isso porque esse tipo de substância - usada para eliminar fungos ou bactérias e garantir a estabilidade do cosmético - tende a causar vermelhidão e alergia, deixando a cútis áspera e ressecada. Além disso, os componentes também estão ligados ao aumento da oleosidade cutânea.

<p>Cosméticos podem causar vermelhidão e dermatites de contato, deixando a pele áspera e ressecada</p>
Cosméticos podem causar vermelhidão e dermatites de contato, deixando a pele áspera e ressecada
Foto: Shutterstock

Por isso, quem sofre de hipersensibilidade cutânea não deve escolher produtos apenas pelas cores e formatos da embalagem. Também é preciso ficar atento aos rótulos de antitranspirantes, cremes corporais, sabonetes e protetores solares para identificar e evitar a compra de itens de beleza com conservantes, como parabeno e propilenoglicol.

“Quando usados esporadicamente, eles não causam males à saúde da cútis, porém com o uso diário, a substância química tende a penetrar no corpo, causando alergias e até problemas mais sérios como inflamações”, esclarece Samar El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

Para evitar desconfortos, o ideal é pedir ao dermatologista a indicação de cosméticos livres dos elementos. Excelentes substitutos, os artigos formulados à base de componentes naturais protegem e ainda deixam a pele macia. “É possível encontrá-los em grandes redes de farmácias”, afirma Samar. A única ressalva fica por conta dos antitranspirantes sem conservantes, que precisam ser aplicados mais vezes durante o dia para ter completa eficácia.

Nessa mesma linha, o produto hipoalergênico é uma boa escolha, pois é formulado apenas com princípios ativos neutros e naturais de qualidade, por isso podem ser usados por indivíduos com maior suscetibilidade à irritação, minimizando os riscos de dermatites de contato.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade