2 eventos ao vivo

Máscara facial: Saiba por que é importante hidratar o rosto

Saiba como a máscara facial age na pele e quais produtos caseiros podem ser benéficos para garantir uma cútis mais saudável.

12 nov 2015
15h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Pequenos cuidados ao longo da semana contribuem para uma pele mais bonita e ajudam a retardar o envelhecimento. Apostar em uma máscara facial pode ser uma boa alternativa para garantir uma cútis jovem e saudável.

Marcas e manchas são alguns dos primeiros sinais de uma pele mal cuidada. Cremes hidrantes e até mesmo produtos caseiros podem contribuir para uma maior e nutrição do rosto. Desenvolver o hábito de cuidar da pele desde cedo pode ser muito positivo e os resultados prometem aparecer ao longo dos anos.

Para uma pele livre de manchas e marcas, a hidratação é fundamental.
Para uma pele livre de manchas e marcas, a hidratação é fundamental.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Como as substâncias agem na pele

“A principal função da pele, que é o maior órgão do corpo, é a de barreira, ou seja, impedir que substâncias externas penetrem para dentro do corpo. É como um escudo entre o meio interno e o meio externo”, explica a dermatologista Tatiane Watanabe.

A epiderme é a camada mais superficial da pele. A derme, mais profunda. Nem sempre é fácil fazer que uma substância penetre até essa parte, pois muitas delas ficam retidas na epiderme, que se renova a cada 28 dias.

A indústria farmacêutica se utiliza de diversos artifícios para fazer com que substâncias ativas, como vitamina C e, penetrem até a derme, que é a camada onde ficam o colágeno e os vasos sanguíneos.

“As máscaras faciais podem ser benéficas, pois geralmente têm concentração maior de ativos que os produtos de uso diário e ficam mais tempo em contato com a pele, às vezes ocluídas, permitindo com que mais substância ativa chegue às camadas mais profundas da pele”, explica a profissional.

Máscara facial caseira é uma boa ideia?

Segundo Dr. Tatiane, uma máscara facial caseira dificilmente terá o mesmo efeito de um produto de boa qualidade comprado na . Sabe-se, contudo, que ingredientes como mel, azeite de oliva, babosa, iogurte, abacate, aveia e clara de ovo têm sido utilizados na pele há anos com bons resultados. Eles inclusive são utilizados pela indústria cosmética.

A maioria dos produtos citados tem ação hidratante e calmante, com efeitos imediatos para a pele. Mel, aveia e iogurte são comumente utilizados em máscaras contra oleosidade e acne, mas também possuem ação hidratante e podem ser usados em pacientes com pele seca. Não há muitas contraindicações para as substâncias, salvo alguma alergia conhecida.

“Uma recomendação importante é evitar a aplicação de máscaras caseiras com produtos ácidos como laranja, limão e vinagre, pois esses têm um maior potencial de irritabilidade e podem provocar manchas na pele”, alerta a dermatologista.

A máscara facial caseira deve permanecer em contato com o rosto por um período entre 15 e 30 minutos para possibilitar a ação adequada.

“Vale lembrar que o uso das máscaras, caseiras ou não, deve ser complementado com produtos diários, independentemente se o que incomoda sejam manchas, acne ou pele ressecada, pois as máscaras costumam ter um efeito de curta duração”, orienta Dr. Tatiane.

Outro alerta da dermatologista é que o uso de máscara facial não dispensa cuidados como a aplicação diária do filtro solar.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade